Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente outorga Colar do Mérito a magistrado

Desembargador Ricardo Cavalcante Motta foi agraciado com honraria


- Atualizado em Número de Visualizações:
Magistrados em Gabinete da Presidência
O desembargador Cavalcante Motta recebeu o Colar do Mérito Judiciário, contendo medalha e diploma (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, entregou, nesta segunda-feira (27/6), o Colar do Mérito Judiciário ao desembargador Ricardo Cavalcante Motta. A honraria, criada pela Resolução 53/1983, é concedida a personalidades e instituições por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça.

O presidente Gilson Lemes disse que é uma grande satisfação condecorar o agraciado, que compõe a 10ª Câmara Cível do TJMG. O desembargador Cavalcante Motta tomou posse em junho de 2021, em solenidade restrita, dado o cenário de pandemia de covid-19.

Também estiveram presentes o superintendente administrativo adjunto e presidente eleito para o biênio 2022-2024, desembargador José Arthur Filho; o juiz auxiliar da Presidência Cássio Azevedo Fontenelle; as juízas auxiliares da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais e Rosimere das Graças do Couto; e o chefe de Gabinete da Presidência, Alexandre Ramos Souza.

O presidente Gilson Lemes elogiou a capacidade do desembargador Cavalcante Motta, salientando que sua chegada representa um ganho para a instituição. “O desembargador Ricardo Cavalcante Motta é um colega muito querido e um juiz experiente e competente. Já há algum tempo ele integra o TJMG, mas não pôde vir ao evento coletivo da comenda. Então, agora, concluímos essa entrega individual. Destaco minha alegria por tê-lo conosco, como um desembargador do nosso TJMG. Que Deus o abençoe e que ele tenha muito sucesso nessa nova fase, como sempre ocorreu ao longo de sua carreira”, disse.

O desembargador José Arthur Filho, que assume o cargo de presidente do TJMG na próxima sexta-feira (1/7), também enfatizou a contribuição do desembargador Cavalcante Motta ao Judiciário mineiro e suas qualidades pessoais e profissionais. “Ele representa um acréscimo importantíssimo ao Tribunal, no que diz respeito à inteligência, à ética, à ponderação. É um magistrado que todos nós reconhecemos como um grande talento”, afirmou.

Para o agraciado, esse é o ápice de uma trajetória de comprometimento com a judicatura. “Para o magistrado vocacionado, apaixonado pelo que faz, é uma enorme coroação da carreira. É algo muito importante, porque nessa ocasião a gente se depara com a perspectiva de uma maturidade e pode consagrar todos os nossos esforços empreendidos ao longo de anos, tendo como motivação o sonho de aplicar a lei e efetivamente oferecer proposições e soluções que evitem o conflito social”, ressaltou o desembargador Cavalcante Motta.

Segundo o magistrado, a expectativa para o trabalho, quando de sua posse, era excelente, e a satisfação se mantém, mesmo com grande volume de trabalho. “Foi bem maior do que eu imaginava, mas vejo isso como uma oportunidade de me dedicar mais e de colaborar, tentando aperfeiçoar as decisões, na medida do possível, produzindo uma jurisprudência mais moderna, vibrante e célere para a melhor prestação jurisdicional”, avalia.

Natural de Betim, Ricardo Cavalcante Motta ingressou na magistratura em 1989, depois de ter atuado por quase três anos como promotor de Justiça. Atuou nas Comarcas de Luz, Arcos e Uberaba, tendo sido alçado ao cargo de desembargador do TJMG pelo critério de antiguidade. Além de ter atuado na Justiça Eleitoral e nos Juizados Especiais, tem carreira acadêmica expressiva como professor de Direito Civil na Universidade de Uberaba (Uniube).

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial