Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente José Arthur Filho recebe candidatos a vaga de juiz substituto no TRE

Seis advogados concorrem ao cargo e escolha final é feita pelo presidente da República


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Lista-sextupla--PR-Jose-Arthur-e-DEs.-Geraldo-Augusto-recebem-candidatos.jpg
O presidente José Arthur Filho (D) e o desembargador Geraldo Augusto de Almeida receberam os candidatos  (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, reuniu-se nesta quinta-feira (23/3) com os seis advogados indicados por uma Comissão Administrativa da Corte Mineira para concorrerem a uma vaga de juiz substituto, Classe Jurista, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para o biênio 2023/2025. As entrevistas com os candidatos foram realizadas em conjunto com o ex-presidente e atual superintendente Administrativo Adjunto do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida.

Dos seis candidatos ouvidos pelo presidente, serão escolhidos três por meio de votação do Tribunal Pleno, em data ainda não definida. Os nomes dos três mais votados serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para validação. Ao final do processo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, escolhe um nome da lista tríplice.

Ao final da sabatina, o presidente José Arthur Filho ressaltou a importância de conhecer todos os candidatos que pleiteiam uma vaga na Corte Eleitoral de Minas Gerais. “Faço questão de ouvir todos eles, em um processo democrático e isonômico. É uma forma de o Tribunal abrir as portas aos candidatos e estar mais próximo de todos eles até o final do processo, quando o presidente da República escolhe um nome da lista tríplice”, disse.

Conheça os candidatos:

Arivaldo Resende de Castro Júnior

“É grande a minha expectativa em ser reconduzido ao cargo que ocupei nos últimos dois anos. Cumpri a minha missão como juiz substituto, mas acredito que posso fazer muito mais”.

not---Lista-sextupla---Arivaldo.jpg
Arivaldo Resende de Castro Júnior (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Daniel Santos de Castro

“Quero parabenizar o presidente José Arthur Filho por receber os candidatos, dando a todos a oportunidade de se apresentarem. Foram minutos importantes, quando pude falar sobre o meu currículo e sobre um pouco dos meus quase 20 anos na advocacia”.

not---Lista-sextupla---Daniel-Santos-.jpg
Daniel Santos de Castro (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Guilherme Fábregas

“Atuo há muitos anos no Direito Público com atuação efetiva no Direito Eleitoral, e acho que posso somar muito no Tribunal Regional Eleitoral com o conhecimento que adquiri ao longo dos anos”.

not---Lista-sextupla---Guilherme-Inacio.jpg
Guilherme Fábregas (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Leandro Roberto de Paula Reis

“Fiz questão de saudar o presidente José Arthur Filho pela iniciativa. Quero muito servir ao sistema eleitoral na condição de juiz substituto, mas concorro com excelentes candidatos. Tenho quase 20 anos de experiência”.

not---Lista-sextupla---Leandro-Reis.jpg
Leandro Roberto de Paula Reis (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Leonardo Spencer

“Pretendo ser um ótimo magistrado, ainda que na condição de juiz substituto do TRE. Para isso, conto com minha experiência de 20 anos na advocacia. Mas reconheço que concorro com outros cinco grandes candidatos”.

not---Lista-sextupla---Leonardo-Spencer.jpg
Leonardo Spencer (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Ricardo Vitorino

“A análise curricular é fundamental em um processo como este, e só tenho a agradecer pela oportunidade de apresentar um pouco dos meus conhecimentos ao presidente do TJMG. Tenho grande expectativa em me tornar magistrado do TRE”.

not---Lista-sextupla---Ricardo-Vitorino.jpg
Ricardo Vitorino (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de Direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial