Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente José Arthur Filho aprova ações comemorativas para os 150 anos do TJMG

Programação especial foi apresentada pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant


- Atualizado em Número de Visualizações:

O superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, apresentou, nesta quarta-feira (25/1), ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e ao 2º vice-presidente, Renato Luís Dresch, a programação comemorativa dos 150 anos de criação e instalação do TJMG. Também participaram da reunião o juiz Carlos Márcio de Souza Macedo, auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG; e o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa de Sousa.

Not-reuniao-identidade-visual-150-TJMG.jpg
Reunião alinhou as ações previstas para 2023 e 2024 para celebração dos 150 anos do Tribunal (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

As ações comemorativas foram idealizadas pela Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, instituída pelo presidente José Arthur Filho por meio da Portaria nº 5.960/PR/2023, de 9 de janeiro de 2023.

Na programação, estão previstas diversas solenidades, apresentações culturais, exposições, entrevistas, seminários, publicações de livros e revistas, além da instituição de medalhas, selos e premiações.

O presidente José Arthur Filho elogiou as propostas apresentadas. “É uma data muito especial. Vamos realizar vários eventos exaltando este marco, estão todos aprovados. Serão momentos históricos”, disse. 

Segundo o superintendente da Mejud e coordenador da Comissão Especial, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, a programação será bem diversificada. “Estou propondo ao presidente José Arthur Filho uma série de ações para comemorar à altura e com certa robustez essas duas efemérides. No transcorrer deste ano, estamos com várias ações cívicas, culturais e institucionais, envolvendo não só os magistrados, mas também os servidores do Tribunal de Justiça”, falou. 

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant solicitou também o apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) para promover algumas iniciativas. O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch, aprovou a parceria e citou o alinhamento que já existe entre a Escola Judicial e a Memória do Judiciário. “Temos um acervo histórico na Ejef e fazemos o trabalho de preservação documental. Os documentos importantes são encaminhados para a Mejud, que avalia a relevância histórica dos documentos”, disse. 

Identidade visual

Durante a reunião, o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant apresentou a identidade visual dos 150 anos da Justiça Mineira, que será utilizada pelo TJMG ao longo dos anos de 2023 e 2024. “Esta é a marca dessas duas efemérides para ser difundida e, doravante, acompanhar todos os acontecimentos e atos do Tribunal de Justiça”, disse o desembargador.

A marca do sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desenvolvida pelo designer gráfico da Coordenação de Publicidade do TJMG, Pedro Moreira, buscou representar a construção histórica e a jornada da Instituição, abrangendo a criação e a instalação do órgão. 

Not_150_Anos.jpg
Identidade visual foi produzida pela Coordenação de Publicidade do TJMG (Crédito : Arte Copub / TJMG)

Para a linguagem visual, foi produzido um desenho à mão livre, representando um recorte da fachada da Sede Histórica do Tribunal da Relação, em Ouro Preto, que traz a contextualização histórica da marca, além de incluir em si os aspectos do movimento artístico Barroco Mineiro.

O pilar estrutural da edificação e os detalhes em pedra-sabão da fachada representam a força e a perpetuidade da Instituição. A inclinação escolhida possibilita a inclusão de elementos triangulares na marca, que sutilmente se relacionam com a bandeira de Minas Gerais e a própria composição da marca do TJMG.

Tribunal da Relação

O antigo Tribunal da Relação de Minas Gerais, criado em 6 de agosto de 1873 por ato do Imperador Dom Pedro II, foi solenemente instalado em Ouro Preto no dia 3 de fevereiro de 1874.

Com a transferência da capital, o Judiciário foi o primeiro dos três poderes a se estabelecer em Belo Horizonte, mas ainda sem sede própria: funcionou na antiga Secretária de Educação, na Praça da Liberdade, que hoje abriga o Museu das Minas e do Metal.

Posteriormente, o Tribunal se mudou para o edifício do Instituto de Educação, na avenida Carandaí. O Palácio da Justiça Rodrigues Campos foi inaugurado em 1912 e sua restauração, iniciada em 2022, é uma das importantes atividades comemorativas do Sesquicentenário do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial