Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes participa da abertura da Semana do Ministério Público

O tema deste ano é "Ministério Público no Contexto de Inovação Tecnológica"


- Atualizado em Número de Visualizações:
not3--MPMG--13.09.2021.jpg
Presidente Gilson Lemes, ao lado do procurador Jarbas Soares e do presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, participou do hasteamento das bandeiras (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou nesta segunda-feira (13/9), da abertura da Semana do Ministério Público 2021, cujo tema principal é o Ministério Púbico no contexto de inovação Tecnológica. O evento também marca o aniversário da instituição, que completou 132 anos no último dia 11 de setembro.

Na Semana do Ministério Público serão discutidas as relações entre as inovações tecnológicas, os desafios éticos e a necessidade de defesa da dignidade humana e dos direitos fundamentais, com objetivo de se construir uma sociedade menos injusta e mais humana, em meio à evolução da técnica e da ciência.

O presidente Gilson Lemes participou do evento ao lado do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, e de outras autoridades. Houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Ministério Público.

O presidente Gilson Lemes parabenizou o Ministério Público de Minas Gerais não apenas pelo aniversário, mas também pela realização do evento que termina na próxima sexta-feira. “Eu ingressei na carreira jurídica em 1992 por meio do Ministério Público e tenho imensa gratidão em estar aqui novamente presenciando a abertura de um evento tão relevante. O Ministério Público, com a promulgação Constituição de 1988, teve total independência de atuação, orçamentária e financeira, disse o presidente Gilson Lemes.

not4--MPMG--13.09.2021.jpg
O presidente Gilson Lemes destacou a importância do diálogo entre os Poderes constituídos e as instituições jurídicas (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

Ele também afirmou que as instituições jurídicas em Minas Gerais convivem de forma harmoniosa, “o que é muito importante para o povo mineiro”. Ele também frisou que os poderes executivo, legislativo e judiciário em Minas Gerais atuam harmoniosamente o que também é fundamental para que problemas que surgem, diariamente, possam ser resolvidos de forma célere e efetiva.

Soluções

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, também ressaltou a importância do diálogo direto e aberto entre as instituições e os poderes constituídos, como forma de preservar a democracia.  “Menos ações e mais soluções será o nosso lema, pois a evolução das instituições públicas passa pelo debate, crítica construtiva, pelo aperfeiçoamento da proposta e nunca pelo descrédito das instituições”.

Ele também falou sobre a importância da tecnologia para o futuro das pessoas e instituições públicas. “Sem o avanço tecnológico nenhum outro avanço será válido e os efeitos negativos terão grande impacto no dia a dia das pessoas”, afirmou.

not5--MPMG--dir-p-esq--gilson-jarbas-e-agostinho--13.09.2021.jpg
O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, o procurador geral, Jarbas Soares Júnior e o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, ressaltou a importância da Semana do Ministério Público, que, segundo ele, é um dos eventos mais aguardados de Minas Gerais.

 “O evento promove a difusão do conhecimento e a troca de experiência entre os participantes. E quero assegurar que o parlamento mineiro tem grande respeito pelo Ministério Público de Minas Gerais, uma das principais instituições do Estado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Também participaram da abertura da Semana do Ministério Público, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto; o procurador geral do Município de Belo Horizonte, Castellar Modesto Guimarães Filho; o defensor geral de Justiça, Gério do Patrocínio Soares; o corregedor do Ministério Público, Luciano França Silveira; a ouvidora do Ministério Público, Nádia Ferreira Mateus; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéas Xavier Gomes.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial