Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Chefe do Judiciário mineiro despacha do Palácio da Justiça

Desembargador transferiu pela primeira vez o gabinete da Presidência para antiga sede da Justiça na capital


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia9-presidente-despacha-do-palacio.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes e a diretoria do TJMG na Sala Rio Branco

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, transferiu, na tarde desta terça-feira (27/10), pela primeira vez na sua gestão, a agenda de trabalho para o Palácio da Justiça Rodrigues Campos, na Avenida Afonso Pena, 1.420, Centro de Belo Horizonte.

O desembargador Gilson Soares Lemes despachou da Sala Rio Branco, que já foi gabinete dos presidentes do TJMG, quando o prédio ainda abrigava a sede do Tribunal. Por algumas horas, o local passou a ser o gabinete provisório do presidente Gilson Lemes.

O presidente do TJMG disse que pretende repetir a experiência de despachar no Palácio da Justiça antes do início das obras de restauração do prédio histórico, promovendo também sessões do Órgão Especial no Salão Nobre. “O Palácio da Justiça não é apenas um patrimônio do Judiciário. É um patrimônio de Minas Gerais”, ressaltou o presidente.

Gilson Soares Lemes classificou de prazerosa a experiência de despachar no Palácio da Justiça. “Por aqui passaram grandes desembargadores e grandes presidentes e, quando trabalhamos neste ambiente, podemos reviver um pouco da história do Tribunal de Justiça.”

De acordo com o desembargador Gilson Lemes, já foram definidos os detalhes da reforma e restauração do Palácio da Justiça e em breve o edital de licitação estará disponível. “Já conversamos com toda a direção e o Departamento de Engenharia do TJMG para agilizar ao máximo as etapas da restauração”, acrescentou.

Despachos

noticia1-presidente-despacha-do-palacio.jpg
O chefe do Judiciário mineiro, Gilson Soares Lemes, e o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant

O presidente chegou ao Palácio da Justiça às 13h15 e foi recebido pela coordenadora da Memória do Judiciário Mineiro, Andrea Vanessa da Costa Val. Acompanhado do superintendente de Gestão Predial, desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini; do superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador Marco Aurelio Ferenzini; do superintendente de Segurança Institucional e superintendente Adjunto da Memória do Judiciário (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, e do seu chefe de gabinete, Alexandre Ramos Souza, o chefe da Corte mineira visitou o Salão Nobre, que abriga as pinturas em óleo dos ex-presidentes do Tribunal mineiro.

Ele também esteve na Sala de Exposição Ouro Preto, onde estão guardadas algumas raridades do Poder Judiciário mineiro, como a ata de instalação do Tribunal, ainda na capital Ouro Preto, assinada pelo primeiro presidente, Luiz Gonzaga de Brito Guerra.

Na Sala Barão do Rio Branco, o presidente Gilson Soares Lemes se reuniu com a Diretoria de Informática do TJMG. Participaram da reunião o superintendente de informática, desembargador Marco Aurélio Ferenzini; o juiz auxiliar da Presidência, Delvan Barcelos, e o diretor de informática do Tribunal, Antônio Rolla.

No gabinete do Palácio da Justiça, o chefe do Judiciário mineiro recebeu em seguida o assessor jurídico da Presidência, Maurício de Jesus, para despachos de expedientes afetos à assessoria jurídica da Presidência, entre eles pedidos de suspensão de execução de liminar e de sentença, de medida cautelar e de tutela antecipada.

noticia4-presidente-despacha-do-palacio.jpg
Entre os compromissos da agenda, o chefe do Judiciário mineiro se reuniu com a juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, e o assessor especial Guilherme do Valle

Ele também se reuniu com a juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, e o assessor especial da presidência, Guilherme do Valle. Foram discutidos assuntos da Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, coordenada pela magistrada.

Em seguida, recebeu os juízes auxiliares da Presidência, Cássio Azevedo Fontenelle e Rui Almeida Magalhães, responsáveis pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (DEARHU) e Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), respectivamente.

Veja mais fotos no Flickr.

Café

Por fim, o presidente Gilson Lemes recebeu a alta administração do TJMG para um café na Sala Barão do Rio Branco. Participaram do evento o  1º vice presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice presidente, desembargador Tiago Pinto; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o Corregedor- geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Carvalho Filho; o desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini, o desembargador Júlio César Gutierrez, os juízes auxiliares Cássio Azevedo Fontenelle e Rui de Almeida Magalhães, o juiz coordenador da Central de Precatórios, Christian Garrido Higuchi; o chefe de gabinete da Presidência, Alexandre Ramos Souza; o assessor especial da Presidência, Guilherme do Valle, e o assessor jurídico da Presidência, Maurício de Jesus.

Veja o vídeo com a entrevista do presidente Gilson Soares Lemes:

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial