Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente é agraciado com Comenda Resistência Cidadã

Honraria, entregue pelo artista Oscar Araripe, é dada aos que contribuem para aprimoramento do Direito


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, foi homenageado nesta quinta-feira, 19 de setembro, com o diploma e a medalha da Comenda da Resistência Cidadã, concedidos pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Autoridades em Gabinete da Presidencia
Grupo foi recebido no Gabinete da Presidência 

O chefe do Judiciário estadual mineiro recebeu a honraria durante visita do escritor e artista plástico Oscar Araripe, que presenteou o presidente com um catálogo de sua produção artística. O encontro aconteceu no gabinete da Presidência, no Edifício Sede do TJMG, em Belo Horizonte.

Nelson Missias de Morais disse estar muito emocionado com a homenagem, dizendo-se “um apaixonado tanto pela arte quanto pela história do Brasil.”

O artista Oscar Araripe afirmou que é uma honra agraciar uma pessoa com grande sensibilidade política. “O desembargador Nelson Missias é um defensor dos direitos humanos, com um gosto aguçado para a arte e de grande sensibilidade”, disse o pintor.

A Comenda da Resistência Cidadã presta homenagem a personalidades e entidades brasileiras e internacionais que contribuem para a defesa e o aprimoramento do Direito, da cultura e das liberdades democráticas.

Ouça o podcast com as palavras do artista Oscar Araripe:

 

“Tiradentes, o animoso alferes”

Em 2017, o artista Oscar Araripe doou um de seus quadros ao TJMG, que foi colocado no saguão de entrada do Edifício Sede, na capital mineira. Intitulada “Tiradentes, o animoso alferes” (1992), a peça doada, uma acrílica sobre tela sintética de 3x3m, é baseada no “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

É uma versão mineira de um quadro que está na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, onde o artista estudou. A obra já foi exposta nos Museus da Inconfidência, em Ouro Preto, e da República, na capital fluminense, entre outros locais.

Oscar Araripe apresentou suas obras em diversos países, como México, China, Inglaterra, França, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia, Grécia e Cuba. Expôs a obra “Extinção Nunca Mais” na Conferência das Nações Unidas — ECO-92, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, alcançando mais de 2 milhões de visitantes. Seu trabalho figura também no Forever Memorial das Olimpíadas.

É conhecido por ter abraçado causas como o Protocolo de Intenção para Desculpas Recíprocas entre Portugal e Brasil, no qual figuram os portugueses, pelo que fizeram sofrer os inconfidentes, especialmente o alferes Joaquim José da Silva Xavier, e os brasileiros, pela expulsão das famílias real e imperial. Também por proposição do artista foi instituído pelo governo federal o Dia Nacional da Liberdade em 12 de novembro, data de nascimento de Tiradentes.

Presenças

Participaram da reunião o desembargador Afrânio Vilela, 1º vice-presidente do TJMG; a desembargadora Valéria Rodrigues de Queiroz, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal; a esposa de Oscar Araripe, Cidinha Araripe; e o filho do casal, o estudante de Direito Octávio Araripe.