Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG visita vara criminal virtualizada

Secretaria da 3ª Vara de Tóxicos no Fórum Lafayette é a primeira do Estado a digitalizar 100% do acervo


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-visita-Forum-escrivaoAlexandre-dr.Tiago-drCristiano-desAgostinho-Alexandre-PJE.jpg
O presidente Gilson Lemes participa de visita, juntamente com magistrados, à 3ª Vara de Tóxicos, em BH (Foto: Cecília Pederzoli)

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou nesta sexta-feira (11/6) de visita à 3ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A secretaria é a primeira vara criminal em Minas Gerais com processos 100% virtualizados, em trâmite no sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), que permite a prática e o acompanhamento de todos os atos processuais de forma online.

Participaram do encontro o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso; o chefe de gabinete da Presidência, Alexandre Ramos Souza; e o juiz titular da 3ª Vara de Tóxicos, Thiago Colnago Cabral, além de magistrados e servidores das áreas criminal e cível da capital.

A modernização do Judiciário mineiro, com a tramitação de todos os processos por meio eletrônico, é uma das principais metas da atual gestão do TJMG. O presidente Gilson Lemes ressaltou que a virtualização dos processos criminais da 3ª Vara de Tóxicos vai beneficiar jurisdicionados e advogados com uma Justiça ainda mais célere. "É uma alegria muito grande participar de ações que aperfeiçoam a Justiça e que, neste caso, ainda tornam o processo mais barato", completou.

 

Not-visita-Forum-PJE-GilsonLemes-trabalharoes.jpg
O presidente Gilson Lemes se encontra com o juiz Thiago Colnago e os servidores da primeira secretaria do Estado a digitalizar 100% do acervo. (Foto: Cecília Pederzoli)

 

O corregedor Agostinho Gomes de Azevedo disse que a virtualização de todos os processos da Vara de Tóxicos é fruto de boas práticas de gestão aplicadas principalmente pelo juiz titular e pelos servidores. Todos os servidores da secretaria passaram por curso de capacitação técnica na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e conseguiram digitalizar e virtualizar todo o acervo no tempo recorde de dois meses.

“Essa completa virtualização realizada pela secretaria foi possível com boa gestão e engajamento de todos. Ações como essas são importantes para os planos da atual administração e se tornam exemplo de um projeto que só tem vantagens e que democratiza o acesso aos processos”, destacou o juiz diretor Christyano Generoso.

O juiz Thiago Colnago Cabral disse que o Planejamento Estratégico, implantado na secretaria em 2019, já vinha provocando a diminuição do acervo e, posteriormente, favoreceu a transformação para os processos virtuais. O magistrado ressaltou que a previsão era finalizar a virtualização total em julho, mas que o empenho dos servidores permitiu antecipar a data.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
instagram.com/TJMGoficial
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial