Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG recebe Título de Cidadão Honorário de Uberlândia

Solenidade foi na Câmara Municipal da cidade do Triângulo Mineiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, foi agraciado, nesta sexta-feira (24/6), com o título de Cidadão Honorário de Uberlândia, município do Triângulo Mineiro. A sessão solene foi realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade.

not-Uberlandia.gif
Presidente Gilson Lemes é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Uberlândia (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A homenagem, por indicação do vereador Raphael Leles, foi aprovada por maioria absoluta dos parlamentares, em sessão ordinária. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente Gilson Lemes.

O presidente do TJMG chegou à cidade após instalar, mais cedo, a 6ª Vara Cível da Comarca de Uberaba, a 100km de Uberlândia. Ele estava acompanhado dos desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga, Alexandre Victor de Carvalho, Maria das Gracas Rocha Santos, Wanderley Paiva, Cássio Salomé; dos juízes convocados Joemilson Donizetti, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro e Maria Luiza Santana Assunção; e do juiz auxiliar da Presidência Cássio Azevedo Fontenelle. A irmã do presidente, Nilda Soares, e o cunhado, André Vieira, também estavam presentes na solenidade.

Memórias

Após receber o título de Cidadão Honorário, o presidente Gilson Lemes disse que estava emocionado com a homenagem. "Foi inevitável que muitas memórias me invadissem naquele momento, pois muito do que sou, como ser humano e magistrado, deveu-se ao tempo em que vivi nesta cidade", disse o presidente.

"Como tantos de minha geração, deixei a pequena Coromandel, onde nasci, em busca de estudos e trabalho, no início da década de 1980. Cheguei aqui cheio de sonhos e entusiasmo, com pouco mais de 17 anos de idade, inaugurando um novo ciclo na minha vida. Era então um jovem dando os primeiros passos da fase adulta, ganhando autonomia e tomando com mais pulso as rédeas do próprio destino", afirmou.

not2-Uberlandia.gif
O presidente do TJMG afirmou que muito do que é, hoje, como ser humano e magistrado, deveu-se ao tempo em que viveu e trabalhou em Uberlândia (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Trajetória

O presidente Gilson Lemes falou do ingresso no curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde se formou em 1990. Na mesma cidade, trabalhou como funcionário concursado do Banco do Brasil. Depois atuou como promotor de Justiça, passando por outras comarcas, até ingressar na magistratura, em 1997, como juiz cooperador na Comarca de Uberlândia.

"Lá se vão alguns anos. Reconheço, com profunda gratidão, que foram muitas as conquistas, desde então. Mas posso afiançar às senhoras e aos senhores que, naquela época, iniciando minha trajetória profissional e meus estudos universitários, jamais imaginei que um dia retornaria a esta cidade na condição de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para ser agraciado com a maior honraria que possa receber alguém que, embora não tenha nascido aqui, nutre grande carinho pela cidade", afirmou.

O presidente Gilson Lemes também falou sobre o crescimento da cidade, onde hoje vivem mais de 700 mil habitantes, a segunda maior população entre os municípios mineiros, e descreveu o povo de Uberlândia como trabalhador e acolhedor.

Agradecimentos

O desembargador Gilson Soares Lemes agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Sérgio do Bom Preço, e a todos os parlamentares pela honraria recebida. "Meu muito obrigado também, e em especial, ao vereador Raphael Leles, por ter me indicado para receber este honroso título, que carregarei comigo com um carinho especial. Esta é uma homenagem que me emociona e me inspira, como homem público e como cidadão, a seguir meu trabalho diário com muito vigor e comprometimento", acrescentou.

not4-Uberlandia.gif
Titulo entregue ao presidente do TJMG pelo vereador Raphael Leles, autor da indicação para a honraria na Câmara Municipal (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Ele também saudou o prefeito Odelmo Leão e a população da cidade, que, segundo ele, o acolheu como um de seus filhos. "Tenho orgulho de fazer parte da história de Uberlândia. Dedico este título a todos os incansáveis personagens anônimos, homens e mulheres, que ajudaram a construir esta cidade, desde que ela era apenas um pequeno arraial", ressaltou.

Gratidão e respeito

O vereador Raphael Leles agradeceu aos vereadores que aprovaram o título de cidadania e reafirmou o respeito e a admiração que a população de Uberlândia tem pelo presidente Gilson Lemes. "Esta cidade sempre o acolherá da melhor forma possível em gratidão a tudo que o senhor fez por nós. Receba este título como um gesto de gratidão e respeito ao seu trabalho", frisou o parlamentar.

A diretora do foro de Uberlândia, juíza Maria Elisa Taglialegna, registrou sua alegria em estar com o presidente novamente em Uberlândia. "A Comarca de Uberlândia reconhece sua grande administração à frente do TJMG, sempre com olhar atento e especial para os servidores da Primeira Instância", disse a magistrada.

not5-Uberlandia.gif
A irmã do presidente, Nilda Soares (centro), e o cunhado, André Vieira, também estiveram presentes na solenidade (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, também destacou a atuação exitosa do homenageado à frente da Corte Mineira. "É uma honra ter o desembargador Gilson Lemes na condição de presidente do Tribunal. Quero citar o exemplo do acordo da Vale com o Estado, no qual senhor mostrou a real função do Poder Judiciário", afirmou o prefeito.

Presenças

Também participaram da solenidade o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Alexandre Ramos, e o diretor de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme do Valle, ambos integrantes da comitiva presidencial; os deputados estaduais Elismar Prado, Arnaldo Silva e Leonídio Bouças; além de magistrados da comarca, parlamentares de Uberlândia, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Uberlândia, das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial