Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG recebe procuradores da União

Durante o encontro foi proposta parceria para digitalização de processos


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not---Visita-Procurador-Chefe-da-Uniao-Braulio.jpg
Digitalização de processos foi um dos assuntos abordados na visita (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quarta-feira (3/3) o procurador-chefe da União no Estado de Minas Gerais, Bráulio Lisboa Lopes. Durante o encontro, o procurador propôs uma parceria para dar maior celeridade à digitalização dos processos. Também participaram da reunião o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o procurador-chefe da Procuradoria Federal em Minas Gerais, Gustavo Rosa; e o assessor especial da Presidência do TJMG, Guilherme do Valle.

“Os procuradores da União vieram demonstrar as atividades que eles já exercem para virtualização dos processos e que poderão ser aplicadas dentro do Tribunal de Justiça”, disse o presidente do TJMG.

O presidente Gilson Lemes salientou que as propostas apresentadas estão sendo discutidas pela equipe técnica do TJMG e que, em breve, deverão contribuir com a otimização do trabalho de digitalização, um dos pilares do Programa Justiça Eficiente (Projef), instituído pela atual gestão.

Alinhamento

O procurador Bráulio Lopes afirmou que a visita ao presidente do TJMG teve como principal objetivo alinhar as políticas da Advocacia-Geral da União e do TJMG, “com o objetivo de construir um modelo sustentável de processo digital, por meio de um intercâmbio entre as instituições, visando dar maior celeridade à digitalização dos processos”.

De acordo com o procurador, a parceria também visa criar mecanismos para facilitar a resolução de ações no âmbito das demandas de usucapião, que possuem trâmites processuais mais complexos. “Justamente pela complexidade, queremos dar maior celeridade a tais processos”, ressaltou.

O procurador Bráulio Lopes afirmou que algumas questões já haviam sido encaminhadas, no ano passado, para a Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais; na reunião de hoje, novas propostas foram apresentadas.

“O retorno do presidente Gilson Lemes foi muito positivo e queremos dar prosseguimento a essas propostas para facilitar a vida não apenas do jurisdicionado como também de servidores, magistrados, advogados, procuradores e demais profissionais que atuam nesse segmento”, afirmou o procurador.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial