Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG recebe Medalha Coronel Manoel Soares do Couto

Honraria é concedida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-entrega-medalha.jpg
O ato de entrega da honraria aconteceu nesta quinta-feira, no Gabinete da Presidência do TJMG (Crédito : Cecília Pederzoli )

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu, nesta quinta-feira (2/12), a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto. A honraria é concedida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) a militares, civis e instituições que contribuíram para o engrandecimento da entidade e se notabilizaram pela responsabilidade, seriedade, dedicação e ética.

A medalha foi entregue ao presidente Gilson Lemes pelo diretor-geral do IPSM, coronel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos. Acompanharam o ato a desembargadora Márcia Milanez; os juízes auxiliares da Presidência Delvan Barcelos Júnior, Rosimere das Graças do Couto e Rui de Almeida Magalhães; e a assessora de Comunicação do instituto, Débora Bittencourt.

O presidente Gilson Lemes foi uma das 96 personalidades escolhidas para receber a medalha, em 2021, em cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar, na capital, em 19 de outubro. Na solenidade, à qual o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais não pôde comparecer, devido a compromissos de trabalho, ele foi representado pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira.

Not-entrega-medalha1.jpg
A  condecoração foi entregue ao presidente Gilson Lemes pelo diretor-geral do IPSM, coronel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos  (Crédito: Cecília Pederzoli)

“É muito importante o recebimento desta medalha, haja vista que, quando o presidente do Tribunal de Justiça recebe uma honraria, evidentemente que a condecoração é destinada ao TJMG, sendo, portanto, o reconhecimento ao trabalho que todos os integrantes do Judiciário mineiro vêm prestando. Por isso, agradeço muito ao coronel Vinícius, pois é uma grande honra receber esta medalha, que tanto representa para o instituto. Ela será guardada com muito carinho”, declarou o presidente Gilson Lemes.

O coronel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos ressaltou que o IPSM é a grande segurança social do militar e do bombeiro militar, que são o braço do Estado que faz a proteção de toda a sociedade e garante a possibilidade da execução, por parte de todos os Poderes, das suas respectivas atribuições. "E o TJMG é o órgão regulador da nossa sociedade. E ele representa, para nós, uma importante parceria na sustentabilidade do IPSM. Por isso, é uma grande honra entregarmos essa medalha, em reconhecimento ao presidente Gilson Lemes e, também, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, disse.

Na oportunidade, o presidente Gilson Lemes assinou o livro de chancelaria do IPSM, onde estão registradas, para a posteridade, as assinaturas de todas as autoridades e personalidades agraciadas com a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto, desde sua criação.

O IPSM atua em prol da qualidade de vida da família militar mineira. A iniciativa de sua criação foi de um grupo de sargentos da Força Pública de Minas Gerais que, em 1903, teve a ideia de criar uma forma de amparo às famílias dos militares. A entidade foi concretizada em setembro de 1911, por meio da aprovação e da publicação da Lei Estadual 565, que instituiu a caixa beneficente da força pública de Minas Gerais, com a finalidade de prover a subsistência das famílias dos oficiais e praças que falecerem.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial