Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG é agraciado com Medalha Matias Cardoso

Desembargador Nelson Missias de Morais foi orador do evento, que homenageou outras 19 personalidades


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, foi agraciado na manhã deste sábado, 8 de dezembro, com a Medalha do Gerais – Matias Cardoso e Maria da Cruz, na cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas, que foi transformada em capital do Estado. Além de homenageado, o presidente foi o orador do evento. Em seu discurso, ele destacou a importância dos mineiros que dão nome às condecorações.

noticia-2-matias-cardoso.jpg
Homenagem aconteceu na cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas, na manhã deste sábado, 8 de dezembro

“Sabemos que o Estado já tinha o Dia de Minas, em Mariana, mas criar o dia de hoje é jogar luz a episódios pouco conhecidos da história. Momentos como esse são essenciais para buscarmos nossos antepassados, revermos posições e não repetir erros históricos”, afirmou o desembargador Nelson Missias de Morais. Além do presidente do TJMG, outras 19 personalidades, que contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico do Estado, foram homenageadas.

História

Segundo o desembargador Nelson Missias de Morais, figuras históricas mostram que os mineiros não se submetem “pacificamente a decisões autoritárias e contrárias aos interesses da sociedade”, como, segundo ele, fez Maria da Cruz ao se rebelar contra a cobrança de impostos pelo governo de sua época.

noticia3-matias-cardoso.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, foi o orador do evento

Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Paulo Guedes ressaltou a importância da medalha para reviver a “história tão bonita do Norte de Minas”. “Desde 2011, comemoramos Matias Cardoso como a primeira cidade de Minas Gerais. Uma região tão esquecida por tantos governos, mas de um povo aguerrido e que sobrevive em meio às dificuldades. Estamos tendo oportunidade de ver o governo do Estado transferido para cá. Queremos que essa data continue prestigiada nos próximos governos, com o anúncio de obras importantes e sonhadas para a região”, disse.

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, agradeceu a presença dos moradores e das autoridades. “Meu coração está alegre em receber pessoas tão importantes. Apesar da crise, ainda se honra Matias Cardoso com essa medalha. Somos pessoas lutadoras e que querem o melhor para a região. Hoje é uma honra ver pessoas sendo homenageadas e reconhecidas aqui”, pontuou.

Medalha

A comenda foi criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, com o objetivo de resgatar história e tradições culturais, que ajudaram na integração territorial do Estado. A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas.

noticia4-matias-cardoso.jpg
Em seu discurso, o presidente do TJMG afirmou ser essencial resgatar a trajetória de importantes figuras históricas de Minas

Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens e, em sua expedição, fundou as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.

Já Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava a Fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Ela e o filho, Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança dos quintos atrasados, feita pelo governador Martinho Mendonça.

Também participaram da cerimônia neste sábado o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, César Lopes Oliveira, o deputado estadual Tadeu Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial