Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG inaugura museu em Uberaba

Comarca cria espaço para abrigar a Memória do Judiciário local


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou hoje, 10 de junho, a Sala da Memória do Judiciário Mineiro na Comarca de Uberaba. Participaram também da solenidade, realizada no Salão do Tribunal do Júri, o juiz diretor do foro, Fabiano Garcia Veronez, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau Nogueira, e o servidor Roberto Rodrigues de Souza, um dos idealizadores do espaço.

noticia-instalacao-memoria-do-Judiciario-Mineiro-10.06.19.jpg
O presidente Nelson Missias (primeiro à esq.) participa do descerramento da placa comemorativa do evento

Objetos, documentos e processos históricos da comarca, a partir de agora, passam a ocupar duas salas do quarto andar do Fórum Melo Viana, moderno edifício inaugurado há pouco mais de dois anos.

De acordo com o juiz Fabiano Veronez, a iniciativa se deve em grande parte aos esforços do escrivão Roberto Rodrigues de Souza. Em 2007, com apoio do então juiz diretor do foro, Sidnei Ponce, e aprovação do ex-superintendente da Memória do Judiciário, desembargador Hélio Costa, foi editada a Portaria 89/2007, que criou o museu.

noticia2-instalacao-memoria-do-Judiciario-Mineiro-10.06.19.jpg
A solenidade de inauguração da Sala da Memória do Judiciário foi realizada no Salão do Tribunal do Júri da comarca

Após anos de pesquisa e coleta de material, foi editada outra a portaria, a 79/2016, pelo juiz diretor do Foro na época, Fabiano Rubinger de Queiroz, que nomeou o museu como “Sala da Memória do Judiciário de Uberaba/MG” e designou uma equipe para atuar no projeto.

Também em 2016, o projeto do novo museu foi selecionado entre dezenas de iniciativas artístico-culturais pela Fundação Cultural de Uberaba, órgão vinculado à Prefeitura Municipal. Ele foi contemplado com recursos do Fundo Municipal da Cultura, o que viabilizou a implantação da sala.

noticia3-instalacao-memoria-do-Judiciario-Mineiro-10.06.19.jpg
Sala da Memória do Judiciário de Uberaba conta com vários documentos antigos, objetos, processos históricos e referências a Chico Xavier

Segundo o juiz diretor do foro de Uberaba, a história da Sala da Memória do Judiciário de Uberaba/MG não está completa e continuará a ser escrita todos os dias. Para o magistrado, iniciativas como essa, somadas a outras tantas no âmbito do Poder Judiciário de Minas Gerais, contribuem para o amadurecimento e o fortalecimento da democracia.

O juiz Fabiano Veronez fez questão ainda de externar sua gratidão ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e ao superintendente da Memória do Judiciário Mineiro, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins e sua equipe, pelo apoio e assessoria.

noticia-presidente-juizes-uberaba-10.06.19.jpg
Nelson Missias de Morais encontrou-se também com os juízes de Uberaba

Na oportunidade, o presidente Nelson Missias de Morais também se reuniu com os magistrados de Uberaba para conversar sobre a prestação jurisdicional na comarca. À noite, ainda na cidade, o presidente do TJMG proferiu palestra sobre as perspectivas do Poder Judiciário no século XXI para alunos do curso de Direito da Unipac, dentro da programação da semana jurídica que está sendo realizada pela faculdade.    

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial