Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente da Academia Mineira de Letras visita TJMG

Rogério Tavares se reuniu com presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-reuniao-com-rogerio-tavares-27.09.jpg
Rogério Tavares presenteou o presidente José Arthur Filho com dois exemplares da Revista da Academia Mineira de Letras (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta terça-feira (27/9) a visita do presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Tavares, que o convidou para as celebrações dos 113 anos da instituição, em dezembro. Por sua vez, o presidente José Arthur Filho expôs projeto de sua autoria, denominado TJ Cultural, que deverá ser lançado em breve. O projeto prevê a exposição de importantes obras de arte, preferencialmente de artistas mineiros, na sede TJMG, em Belo Horizonte.

Rogério Tavares presenteou o presidente José Arthur Filho com os exemplares dos números 80 e 81 da Revista da Academia Mineira de Letras, últimos a serem publicados, e que trazem dossiês temáticos sobre mulheres mineiras escritoras, literatura africana em língua portuguesa e poesia indígena em Minas Gerais.

Segundo o presidente José Arthur Filho, é sempre uma alegria reencontrar o presidente da AML. "Eu pedi ao Rogério a cooperação da Academia Mineira de Letras no projeto do TJ Cultural, que deverá ter sua primeira exposição em novembro, além de combinarmos futuros lançamentos de livros de poesias e músicas. Queremos privilegiar a arte e a cultura no Tribunal de Justiça, além de trazer à baila nomes de juristas que também fizeram parte desta instituição secular que é a Academia Mineira de Letras, para serem homenageados", destacou o presidente José Arthur Filho.

“A relação entre o Tribunal de Justiça e Academia Mineira de Letras é antiga e tradicional. Já produzimos muitos benefícios para a sociedade, como parcerias com a Escola Judicial, que resultaram, por exemplo, na reedição de quatro romances de Godofredo Rangel, que, além de magistrado, ocupou uma cadeira na Academia. Cito também o projeto Vozes Poéticas de Minas, que colaborou para que pudéssemos tirar do esquecimento autores mineiros que marcaram época na vida cultural de Minas Gerais”, disse Rogério Tavares.

O presidente da AML antecipou um pouco da próxima edição de número 82 da Revista da Academia Mineira de Letras, a ser lançada durante as celebrações do aniversário da instituição, e que trará um dossiê temático sobre os 300 anos do teatro em Minas Gerais, com mais de 30 textos publicados. “As publicações serão relatos da história do teatro mineiro, passando pelos séculos 18 e 19, até chegar ao teatro contemporâneo, com citações a grandes autores mineiros”, ressaltou.

Privilégio

Para Rogério Tavares, é um privilégio ter um jurista que se dedica às letras e à poesia, como José Arthur Filho, na Presidência da Corte Mineira. “A literatura e a poesia são portais para realidades ampliadas, para novos horizontes, são o que a vida oferece de melhor para a nossa existência”, acrescentou.

Ele também disse que vários projetos entre o TJMG e a Academia serão lançados em breve, reforçando cada vez mais a parceria entre as duas instituições. “O presidente José Arthur Filho me contou sobre seus planos de criar o TJ Cultural que é um alento para a cultura de Minas Gerais”, finalizou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial