Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Chefe do Judiciário anuncia reforma do fórum em Presidente Olegário

Na cerimônia, Nelson Missias também recebeu o título de Cidadão Honorário


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-projeto-forum-pres-olegario-juiz-nelson-prefeito.jpg
Presidente do TJMG mostra o projeto do novo fórum, ao lado do juiz diretor do Foro, Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto e o prefeito João Carlos Nogueira de Castilho

Uma viagem curta e cercada de cuidados por causa da pandemia da covid-19, mas recheada de muita emoção. Assim o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais anunciou nesta segunda (25/05), pela manhã, a reforma e ampliação do Fórum Deiró Eunápio Borges, em Presidente Olegário, cidade do Noroeste mineiro, a 425 km de Belo Horizonte.

Na ocasião, o presidente recebeu o título de Cidadão Honorário de Presidente Olegário, das mãos do representante da Câmara Municipal da cidade, vereador Pedro Castro.   

Além de Nelson Missias de Morais e do presidente da Câmara Municipal, participaram do evento o diretor de Obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira; o diretor do Foro da Comarca de Presidente Olegário, juiz Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto; o prefeito João Carlos Nogueira de Castilho; a esposa do presidente Nelson Missias, Heloísa Silveira Fernandes de Morais, e os filhos do casal Thiago e Bruno Fernandes de Morais.

Heloísa é natural de Presidente Olegário, o que deixou o presidente, em vários momentos, com a voz embargada e olhos lacrimejantes, principalmente ao lembrar dos sogros, falecidos há aproximadamente um ano.

Imprevisto

O dia do presidente começou com um pequeno imprevisto. Por falta de teto, a aeronave em que estava não conseguiu aterrissar em João Pinheiro, cidade natal de Nelson Missias. Com isso, a entrega do novo fórum daquela cidade, agendada para o período da manhã, foi adiada por algumas horas.

A comitiva seguiu direto para Patos de Minas, coincidentemente, cidade onde Nelson Missias passou a infância. De lá, o presidente seguiu para Presidente Olegário, onde anunciou as obras de reforma e ampliação do fórum local.

Coração em dia

"Só aceitei vir a Presidente Olegário após um check-up para ter certeza que meu coração estava em dia. Sabia que seriam muitas emoções em um único dia", admitiu o presidente.

E ele tinha razão. Mesmo participando de uma maratona de entregas de novos fóruns, cujas obras se iniciaram em sua grande maioria após ele assumir a presidência do TJMG, em julho de 2018, o presidente tem se mostrado incansável.

Em Presidente Olegário, ao lado dos amigos, esposa e filhos, Nelson Missias manteve-se firme, mas por vários momentos não conteve a emoção. O discurso com voz altiva, desta vez deu lugar a pequenas pausas que o ajudavam a recuperar o fôlego e conter as lágrimas.

“Sou um homem privilegiado: nasci em João Pinheiro, numa casinha modesta; adotei Patos de Minas, cidade em que cresci, fui para Belo Horizonte continuar os estudos e, muito antes de receber este título, fui adotado por Presidente Olegário, cidade em que encontrei a minha companheira de vida, o meu amor e fui acolhido por uma nova família, liderada pelo ‘Seu’ Natal e Dona Joana”, detalhou o presidente.

Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG e do juiz de Presidente Olegário:

 

 

not-nelson-missias-pre-olegario.jpg
Presidente do TJMG, Nelson Missias, fez um discurso emocionado, lembrando as origens de sua família

Seu Natal e Dona Joana, são os nomes pelos quais eram carinhosamente conhecidos os sogros do presidente. O ex-prefeito de Presidente Olegário, Natal José Fernandes, e sua esposa, Conceição Silveira Fernandes, pais de Heloísa, faleceram há pouco mais de um ano.

“São poucos os homens que podem dizer que têm três torrões natais em seu coração e o carinho e amor de duas famílias para chamar de suas. Sou mesmo um homem privilegiado!”, exclamou o presidente, ainda no início do seu discurso.

“Perdoem-me, mas vou me despir, neste ato, das vestes de presidente do Tribunal para vestir a roupa comum do cidadão que volta às suas origens e tem o privilégio de entregar às comunidades locais algum benefício que resultou do seu trabalho. Entrego os fóruns, e levo o carinho, que guardarei para sempre! Carinho permanente de minha mulher, Heloísa, que divide comigo há 32 anos as alegrias e tristezas da vida, felizmente muito mais alegrias do que tristezas. Alegrias que se concretizam, por exemplo, nas figuras de nossos filhos Thiago e Bruno, também aqui presentes”, acrescentou o presidente,

Ele lembra que graças à Heloísa pode conhecer Seu Natal e Dona Joana, que representam muito mais que sogro e sogra. “Repito aqui o que escrevi no livro Fragmentos de uma caminhada, do jornalista Itamar de Oliveira, sobre a trajetória de ‘seu’ Natal: ele foi muito mais que sogro, foi um amigo do peito, um exemplo de serenidade e sabedoria”, lembrou com saudosismo e profundo respeito.

Homenagens póstumas

O presidente contou que Natal Fernandes foi um impulsionador do desenvolvimento de Presidente Olegário e de toda essa região, pela sua capacidade empreendedora, abrindo estradas para agregar as pessoas e, principalmente, construindo escolas para educar a população. Foi eleito prefeito por três mandatos.

Sobre a Dona Joana, o presidente lembrou as lições de sabedoria que recebeu ao longo da convivência com a sogra. “Só tenho que agradecer o amor e carinho dela a minha esposa Heloísa, aos nossos filhos Thiago e Bruno e a mim. Ela me tratava como filho e não como um genro”, reconheceu o presidente.

not-mocao-aplauso-Heloisa-prefeito.jpg
Heloísa Silveira Fernandes de Morais recebe homenagem aos pais do prefeito João Carlos Nogueira de Castilho

E o trabalho dos sogros do presidente estão eternizados na memória do povo de Presidente Olegário. Dona Joana recebeu homenagem póstuma (moção de aplauso), através da filha Heloísa, das mãos do prefeito Joao Carlos Nogueira de Castilho e dará seu nome a uma praça pública, que está em fase de acabamento no Bairro Santa Rita.

Ao visitar as obras da praça, Heloísa não segurou as lágrimas. Já o sogro de Nelson Messias, empresta seu nome à rodovia 726 que agora passa a se chamar Rodovia Prefeito Natal José Fernandes.

O presidente não se esqueceu de citar os amigos de longa data. “Fiz questão de convidar para esta cerimônia os amigos Nadinho, Betinho, Geraldo e Miguel do Restaurante Zero Hora, onde eu frequentava com seu Natal e amigos”, lembrou.

Otimismo do magistrado

Natural de Fortaleza, Ceará, o presidente do foro de Presidente Olegário, juiz Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, recebeu com muita alegria a notícia das obras de reforma e ampliação do fórum.

Trata-se de um prédio inaugurado em 2004 pelo então presidente do TJMG, desembargador Márcio Antônio Abreu Correa de Martins, mas que tornou-se obsoleto com o aumento das demandas na comarca.

not-juiz-manoel-carlos-pre-olegario.jpg
Juiz diretor do Foro de Presidente Olegário disse que as obras são necessárias para adequar o espaço à demanda jurisdicional

“Nossa comarca possui apenas três cidades: Presidente Olegário, Lagoa Grande e Lagamar. Contudo, quando cheguei aqui, haviam mais de oito mil processos ativos. Conseguimos reduzir este número em quase 20%, mas nos falta espaço”, reconheceu o juiz, que apesar de ser um magistrado jovem, saiu do Ceará e trabalhou em seis comarcas no Pará. Em Minas Gerais, antes de ser transferido para Presidente Olegário, foi magistrado em Jequitinhonha.

Os maiores problemas são pequenas improvisações no edifício e a locação de um outro imóvel para abrigar o arquivo. “Estou tentando motivar ao máximo os servidores e, com a reforma e ampliação com certeza o trabalho fluirá bem melhor”, prevê o magistrado.

not-forum-pres-olegario.jpg
Fórum Deiró Eunápio Borges, em Presidente Olegário: projeto prevê reforma e ampliação

O novo fórum terá um pavimento com 740 metros quadrados de reforma e 570 metros quadrados de área construída, além de espaço para o Cejusc, implantado na comarca em 2016, juizado especial, tribunal do júri, setores de apoio, concentrando todo atendimento jurisdicional em um só lugar. Haverá ainda sistema de prevenção a incêndio, estacionamento para carros, motos e bicicletário, acessibilidade total e ar-condicionado central.  A entrega das obras e a reinauguração estão previstas para fevereiro de 2022.

Presidente Olegário tem quase 20 mil habitantes, de acordo com o censo 2019 do IBGE.

Veja mais fotos no Flickr.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial