Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Prédios do TJMG passam por simulação de incêndio

Magistrados, servidores e visitantes foram treinados nas ações de segurança


- Atualizado em Número de Visualizações:
rUA COM VÁRIAS pessoas brigadistas de bombeiros voluntários
No Fórum de Betim, 35 brigadistas participaram do exercício: "3 vítimas" foram resgatadas e um "princípio de incêndio foi controlado"

O Centro de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Cesi/TJMG), por meio de sua Assessoria Bombeiro Militar (ASBM), realizou, nas últimas semanas, exercícios simulados de evacuação de emergência de alguns fóruns da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os simulados são ações preventivas previstas para o primeiro semestre e têm por objetivo treinar todos os servidores e visitantes acerca dos procedimentos de segurança que devem ser adotados em caso de incêndio ou pânico.

Na última sexta-feira, 12 de julho, o Fórum Caio Nelson de Sena, em Betim, recebeu a equipe do Cesi para coordenar o simulado. Aproximadamente 350 pessoas foram retiradas de forma ordenada e segura pela escada externa do prédio, em pouco mais de oito minutos. Trinta e cinco brigadistas participaram do exercício, em que "três vítimas foram resgatadas" e "um princípio de incêndio" foi controlado e debelado no terceiro pavimento. Militares do Segundo Batalhão de Bombeiros foram acionados e realizaram uma varredura do andar térreo.

noticia2-simulado-ribeirao-das-neves.jpg

Ação em Ribeirão das Neves movimentou o fórum

Antes, o exercício já havia sido realizado em Ribeirão das Neves, Contagem e Santa Luzia. Em 9 de julho, os brigadistas formados pela ASBM coordenaram o abandono dos seis andares do Fórum Desembargador Assis Santiago, em Ribeirão das Neves, em pouco mais de cinco minutos. Durante o exercício, foi simulada a retirada de uma pessoa cadeirante com a utilização da cadeira de emergência existente no Fórum. Militares do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG (BOA) realizaram o monitoramento aéreo do exercício, com a utilização de uma aeronave remotamente pilotada (drone).

noticia2-simulado-contagem.jpg
Em Contagem, cerca de 550 pessoas foram evacuadas na simulação

Em 5 de julho, às 15h, a rotina do Fórum Doutor Pedro Aleixo em Contagem foi alterada pelo acionamento do sistema de detecção e alarme do prédio. Cinquenta e três brigadistas do TJMG coordenaram a evacuação de aproximadamente 550 pessoas.

Durante o exercício, os brigadistas resgataram três vítimas e combateram um princípio de incêndio no quarto pavimento. O simulado contou com a participação de viaturas operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que foram acionadas pelo servidor Herberth Neiva Sucupira, coordenador da Brigada de Incêndio em Contagem.

Segundo o capitão BM Marcos Vinicios de Assis, Chefe da Assessoria Bombeiro Militar no TJMG, o exercício atingiu os objetivos propostos. A população das edificações, o sistema de detecção e alarme dos prédios foram testados e os brigadistas tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos do curso de formação, aumentando significativamente, a segurança das edificações do TJMG.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial