Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Perfil da Defensoria no SEEU será alterado

Defensoria passará a atuar como instituição nos processos eletrônicos de execução penal


- Atualizado em Número de Visualizações:

O perfil da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) será modificado para o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. Com a alteração, em vez de cada defensor público ser cadastrado individualmente nas guias de execução, a entidade é que será cadastrada. Assim, a Defensoria passará a atuar de forma institucional.

noticia-seeu.jpg

A mudança foi solicitada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela DPMG ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que encaminhou o pedido para o Tribunal de Justiça do Paraná, desenvolvedor do módulo original do SEEU. As readequações necessárias à mudança do perfil estão em fase de conclusão, e a previsão é que entrem em funcionamento em, no máximo, 60 dias.

 

Para o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago, essa é uma melhoria que vem para consolidar ainda mais o SEEU. “Hoje, o sistema já conta com processos de mais de 57 mil condenados. A implantação do módulo da Defensoria aprimora essa ferramenta tecnológica, que já traz benefícios para a sociedade, uma vez que garante celeridade na tramitação dos processos e nos atos da execução penal.”

 

Segundo a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, a Lei 12.313/2010 operou uma série de alterações na Lei 7.210/1984 para adequar o sistema de execução penal ao novo papel institucional que as reformas constitucionais e legais trouxeram, nas últimas duas décadas, para a Defensoria Pública.

Dra-Cristiane.jpg
A defensora pública-geral elogiou a modificação do SEEU, que facilitará a atuação da Defensoria

“A criação do perfil institucional para a Defensoria no SEEU instrumentaliza a instituição de meios para exercer com mais qualidade e agilidade suas atribuições, como órgão de execução. Quando um defensor atua na execução penal, ele representa a própria instituição. A criação do perfil permite a atuação de forma institucional, mais organizada, dotada de mais mecanismos de auxiliar o cidadão vulnerável. É o cidadão o principal beneficiário desse avanço proporcionado pela parceria entre a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça”, frisa.

 

O assessor institucional da DPMG, Nikolas Katopodis, considera notória a importância do SEEU para a tramitação processual e a prestação jurisdicional das varas de execução penal em Minas Gerais. “O sistema se revela, cada dia mais, uma importante e fundamental ferramenta para todos, especialmente para o cidadão em cumprimento de pena”, ressalta.

 

Nikolas Katopodis explica que o perfil atual do sistema não distingue o defensor público do advogado, o que vem gerando a necessidade de uma série de medidas paliativas e, consequentemente, retrabalho para as secretarias das varas de execução.

 

“O novo perfil da instituição no SEEU irá ao encontro da Lei Orgânica da Defensoria e permitirá sua atuação plena como órgão de execução penal”, conclui o defensor. Para ele, uma das grandes vantagens dessa adequação, na prática, será desonerar as secretárias dos juízos de providências tomadas atualmente para contornar a situação de insuficiência do perfil existente.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial