Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG se apresentam no Dia Nacional da Adoção

Foi a primeira apresentação conjunta aberta ao público desde o início da pandemia


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--Intervalo-cultural.jpg
A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz destacou a importância da apresentação no Dia Nacional da Adoção (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

No Dia Nacional da Adoção, nesta quarta-feira (25/5), a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) fizeram apresentação conjunta e de forma presencial, pela primeira vez, desde o início da pandemia de covid-19, que já dura mais de dois anos. O evento ocorreu no saguão de entrada do Edifício-Sede do TJMG e contou com a participação de quase 100 pessoas, entre músicos e coralistas.

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, ressaltou a importância da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil voltarem a se apresentar ao público, justamente, no Dia Nacional da Adoção, data que incentiva que crianças e adolescentes que vivem em abrigos sejam acolhidas por famílias.

“Aproveitamos o dia para divulgarmos com maior intensidade a questão da adoção. Atualmente, várias crianças e adolescentes precisam de um lar, de uma nova família para serem felizes. Eles necessitam de cuidados individuais para a sua formação, que só serão possíveis se forem adotados”, salientou a desembargadora.

Momento ímpar

O gestor cultural do Projeto da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, João Carreño, afirmou que a primeira apresentação aberta ao público, após mais de dois anos de pandemia, desperta grande emoção. “A retomada das atividades do Coral e da Orquestra Jovem é um momento ímpar para todos nós”, ressaltou.

João Carreño lembrou ainda que o Projeto da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil, criado pela então juíza e hoje desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, na Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, está completando 11 anos. No início os grupos tinham aproximadamente 60 crianças. “O projeto cresceu rapidamente e, hoje, são mais de 300 crianças convivendo com a arte da música”, disse o gestor.

A Orquestra Jovem foi regida pelo maestro Alysson Rodrigues, que coordenou o trabalho de 26 músicos, que tocaram violões, violas, violoncelos, contrabaixos, piano e instrumentos de percussão, durante quase uma hora.

not-3-Intervalo-Cultural_.jpg
A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil se apresentaram pela primeira ao público após o início da pandemia de covid-19 (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A maestrina do Coral Infantojuvenil, Lara Tanaka, disse que a maioria das 70 crianças presentes se apresentou pela primeira vez para o público. “Foi um momento de grande emoção para todas elas, que neste dia estavam se tornando artistas. Trata-se de um projeto muito rico e de grande inserção social”, afirmou a maestrina.   

Repertório

O variado repertório apresentou as canções "Gypsy Moon", "Wexford Circle", "Shoe Symphony", "Rustic Dance", "Clash of The Triads", "We Will Rock You", "Asa Branca", "Benke", "Semente do Amanhã", "Bola de Meia, Bola de Gude" e "Trem-Bala". O evento também contou com os músicos convidados Lucas Viana, no piano; Daniel Victor, na guitarra; e Matheus Rodrigues, na percussão.

A apresentação fez parte do Intervalo Cultural, iniciativa do TJMG, por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), que tem como objetivo aproximar ainda mais a instituição da comunidade, com apresentações de música, dança, teatro e outras manifestações culturais.

O projeto Intervalo Cultural foi iniciado em 2017 e busca inserir um pouco de arte na rotina de quem frequenta o Edifício-Sede do Tribunal de Justiça em Belo Horizonte. A iniciativa foi suspensa durante a pandemia de covid-19, que exigia medidas rígidas de isolamento social, mas foi retomada no último dia 9 de maio, com uma apresentação da Orquestra do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial