Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novos projetos aprimoram gestão administrativa

As iniciativas envolvem licitação e controle orçamentário


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Dois novos projetos para aprimorar a gestão do TJMG foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 14 de junho. O primeiro deles reforça uma gestão administrativa moderna, dando visibilidade às novas rotinas de contratação de bens e serviços. Já o segundo demonstrou a ferramenta que auxiliará os gestores no acompanhamento da execução orçamentária.

 

Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto, os projetos implementados mostram o esforço de todos em simplificar ações, diminuir a burocracia e manter a sintonia entre os setores, para racionalizar o trabalho.

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O presidente salientou que as medidas aperfeiçoam a governança no Judiciário

Contratação de bens e serviços

 

O trabalho conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência Bruno Lino e orientado pela professora Tatiana Camarão contou com a contribuição dos setores envolvidos nos processos de aquisição de bens e serviços.

 

Nele, os gestores terão modelos de termos de referência, instrumentos essenciais para assegurar a correta contratação. Tatiana Camarão ressalta que, para que ela seja eficiente, eficaz e econômica, é preciso um bom termo de referência – afinal, os termos são o DNA da licitação.

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Tatiana Camarão enfatizou que o termo de referência deve ser tratado com cuidado, pois é a origem da contratação

O Tribunal contará também com orientações normativas para suas licitações e contratações. Os fluxos de procedimentos administrativos foram padronizados, dando ciência da tramitação do processo licitatório e de contratações diretas.

 

“O resultado desse trabalho traz segurança jurídica para a instituição e dá amparo às decisões que serão tomadas pelos gestores. Além disso, esperamos que ele torne as contratações mais céleres e eficientes”, reforça o juiz Bruno Lino.

 

Saiba mais sobre o projeto no link Transparência.

 

Acompanhamento orçamentário

 

A equipe da Secretaria de Planejamento apresentou a nova ferramenta de acompanhamento orçamentário, o Qlik Sense. Por meio dele, os gestores poderão acompanhar, de forma efetiva, a execução orçamentária de suas unidades. Um dos painéis que já foi disponibilizado apresenta, por exemplo, o comparativo entre programação e execução das despesas e permite acompanhar a evolução das despesas executadas e programadas por mês de execução e competência, com indicativo da despesa a reprogramar. Outro painel trata da projeção de execução anual com base na média mensal por área.

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A secretária executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional, Daniela Arantes Corrêa, apresentou o Qlik Sense

Ao encerrar a apresentação, o presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, destacou a importância do trabalho em equipe e da cooperação entre as áreas e agradeceu o empenho de todos. Ressaltou ainda a necessidade de o TJ simplificar ações, diminuir a burocracia e manter a sintonia entre os setores, para a racionalização do trabalho. Ponderou que o TJ passa por um momento diferenciado, de renovação de seu quadro de gestores, com a aposentadoria de titulares com muitos anos dedicados à instituição. Ressaltou também que o Tribunal passa por um momento de renovação crucial para as gestões futuras.

 

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