Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadores recebem o Colar do Mérito Judiciário

Solenidade foi realizada em sessão comemorativa do Tribunal Pleno


- Atualizado em Número de Visualizações:
not3-colar-merito-08.11.19.jpg
Cerimônia de entrega do Colar do Mérito Judiciário aos seis novos desembargadores do TJMG

O Colar do Mérito Judiciário foi concedido nesta sexta-feira (8/11) aos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Bruno Terra Dias, Glauco Eduardo Soares Fernandes, Octávio de Almeida Neves, Jaqueline Calábria Albuquerque, Lailson Braga Baeta Neves e Adriano de Mesquita Carneiro, durante sessão comemorativa do Tribunal Pleno.

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, destacou que, ao mesmo tempo em que é celebrada a posse de seis novos desembargadores, é encerrada a Semana Nacional da Conciliação.

“A magistratura mineira, mais uma vez, deu verdadeira aula de competência, já tendo finalizado mais de 40 mil audiências e firmado aproximadamente 30 mil acordos”, destacou.

not4-colar-merito-08.11.19.jpg
Presidente Nelson Missias de Morais destacou a Semana da Conciliação como exemplo da função social da Justiça

De acordo com o presidente, mais do que nunca, é preciso estimular, no Judiciário e em todos os demais campos da nossa vida, o espírito da conciliação, da moderação e da boa convivência. “Nossa missão é proporcionar justiça aos cidadãos e buscar promover a paz social”, ressaltou.

Os resultados da Semana da Conciliação, segundo o desembargador Nelson Missias, indicam um bom caminho para que seja recuperada a confiança no trabalho da Justiça, desde que o foco seja dirigido para o cidadão.

“No nosso caso, o cidadão mineiro, em especial aquele mais necessitado, que vê a Justiça como porto seguro para suas angústias, suas carências”, disse o presidente.

not-jaqueline-glauco-adriano-colar-merito-08.11.19.jpg
Os desembargadores Jaqueline Calábria Albuquerque, Glauco Eduardo Soares Fernandes e Adriano de Mesquita Carneiro

O presidente do TJMG deu as boas-vindas aos magistrados e destacou a trajetória profissional de cada um deles. O desembargador Nelson Missias disse que a conciliação pode ajudar na missão de manter o Tribunal de Minas como um dos mais eficazes — se não o mais eficaz — entre os tribunais brasileiros.

Além do presidente, compuseram a mesa de honra da solenidade o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, o presidente em exercício da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais (OAB/MG), Raimundo Cândido Júnior.

not2-bruno-octavio-lailson-colar-merito-08.11.19.jpg
Os desembargadores Bruno Terra Dias, Octávio de Almeida Neves e Lailson Baeta Neves

Prestigiaram também a cerimônia magistrados, servidores, familiares e amigos dos agraciados. Os homenageados já haviam tomado posse nos dias 11 de julho e 12 de setembro deste ano e estão em pleno exercício de suas funções.