Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novo fórum de Piumhi é entregue à comarca

Instalações amplas, modernas e acessíveis abrigarão também o Cejusc


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia5-inauguracao-do-forum-de-piumhi-30.06.jpg
Juiz diretor do foro de Piumhi presidiu a cerimônia na comarca

A grafia primitiva “Piauhy” (piau = peixe; i = água, rio) passou a “Piauim” até originar o nome final “Piumhi”. A abundância de peixes no rio local deu nome ao povoado, que se formou em terras pertencentes aos índios do tronco linguístico macro-jê. Em 1841, foi elevado à categoria de vila; em 1868, à categoria de cidade. Um quarto de século depois, Piumhi já tinha sua própria comarca.

Nesta terça-feira (30/6) Piumhi comemora mais uma conquista, a inauguração das novas instalações do fórum e a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O edifício moderno, confortável e acessível vai melhorar ainda mais a prestação jurisdicional.

Em solenidade por videoconferência, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, lembrou o investimento feito na Primeira Instância com a inauguração de aproximadamente 30 novos prédios em sua gestão.

“Tentamos recuperar algumas dívidas com a Primeira Instância. Não resgatamos todas, mas lançamos a semente que se transformará em árvore frondosa para dar melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores e uma boa prestação aos jurisdicionados”, afirmou.

noticia2-discurso-nelson-inauguracao-do-forum-de-piumhi-30.06.2020.jpg
Presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, lembrou o investimento feito na Primeira Instância durante sua gestão

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos Veras, representou na solenidade a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer. “Ao somarmos esforços para a edificação dessa nova cultura de resolução de controvérsias, desenvolvida pelos Cejuscs, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, participativa e pacificadora”, afirmou.

noticia3-dr-veras-fala-inauguracao-do-forum-de-piumhi-30.06.2020.jpg
Juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos Veras, representou a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer

Piumhi

O corregedor-geral de justiça, José Geraldo Saldanha da Fonseca, que foi juiz em Piumhi na década de 80, disse que guarda ótimas lembranças da cidade e lembrou que foi quando atuava na comarca que nasceram seus dois filhos.

Ele parabenizou os jurisidicionados, magistrados e servidores pela conquista e afirmou que “o novo fórum de Piumhi renderá muitos bons frutos”.

noticia4-inauguracao-do-forum-de-piumhi-30.06.2020.jpg
Corregedor-geral de justiça, José Geraldo Saldanha da Fonseca, foi juiz em Piumhi na década de 80

O juiz diretor do foro da Comarca de Piumhi, César Rodrigo Iotti, elogiou a amplitude das novas instalações, que melhorarão as condições de trabalho. Segundo ele, o antigo fórum já não comportava a demanda da comarca, que recebe em média 500 novos processos mensalmente, “o que demonstra que a população confia no Poder Judiciário mineiro”.

O magistrado agradeceu os esforços de cada um que contribuiu para a construção do novo prédio e para a instalação do Cejusc.

noticia6-inauguracao-do-forum-de-piumhi-30.06.2020.jpg
Magistrados acompanharam a cerimônia por videoconferência

Presenças

Estiveram presentes na sala da Presidência do TJMG, em Belo Horizonte, o superintendente de obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira; a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz; e os juízes auxiliares da Presidência do TJMG Luiz Carlos Rezende e Santos, Rui Almeida Magalhães e Delvan Barcelos Junior.

Participaram da solenidade em Piumhi o prefeito Adeberto José de Melo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Astésio Tavares; o promotor de justiça André Silvares Vasconcelos; o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Herbert Bueno Firmino Pereira; a juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, Letícia Machado Vilhena Dias; o juiz aposentado Rogério Mendes Tôrres; os engenheiros responsáveis pela obra Clodoaldo Pinheiro e Geraldo Inácio; o capitão Maury Rodrigues de Andrade, representando a Polícia Militar; o delegado Fernando Henrique Turine, representando a Polícia Civil; os servidores Luciana Soares Ferreira e Claudiney Gonçalves, representando a equipe da comarca.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial