Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novo fórum de Peçanha chega em 2020

Anúncio ocorreu nesta sexta, em solenidade que incluiu homenagens


- Atualizado em Número de Visualizações:
Autoridades em mesa de honra em solenidade
População lotou o pequeno auditório, que em breve será substituído por instalações modernizadas

O Judiciário conta os dias para ter casa nova na Comarca de Peçanha. A boa notícia foi levada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e norteou o evento promovido na tarde desta sexta, 6 de setembro, na localidade, no Vale do Rio Doce.

O juiz Rafael Arrieiro Continentino, diretor do foro de Santa Maria do Suaçuí, representou o colega Herrmann Emmel Schwartz, juiz diretor do foro de Peçanha, impossibilitado de comparecer. É o segundo fórum anunciado no dia. Veja notícia sobre Santa Maria do Suaçuí.

O presidente Nelson Missias recordou a relevante história da cidade, agradecendo pela carinhosa acolhida, prometendo retornar para a inauguração, e frisou o empenho que tem marcado sua gestão para alcançar a qualificação do espaço físico de trabalho de magistrados e servidores com economicidade e eficiência.

O magistrado defendeu a união do Poder Judiciário em defesa de sua autonomia, ressaltando que os trabalhos de construção civil Minas afora, além de darem condições dignas para todos os que circulam nas dependências das unidades do TJMG, movimentam a economia local, otimizam recursos e trazem conforto, segurança e acessibilidade.

“Hoje há 1.343 pessoas empregadas em obras, seja na edificação de novos fóruns, seja na recuperação e modernização de outros”, comentou, frisando que vem promovendo uma gestão compartilhada, não apenas no âmbito do Judiciário, mas concretizada no diálogo com os demais poderes.

O desembargador Nelson Missias discorreu, ainda, sobre dificuldades enfrentadas e superadas até o momento, e na sua confiança nas instituições, na força da magistratura e na vitória da verdade e da justiça.

Cidadania Honorária

Na solenidade na Câmara Municipal de Peçanha, o presidente Nelson Missias e a delegada Fernanda Dourado foram condecorados cidadãos honorários de Peçanha. O desembargador Nelson Missias de Morais falou em nome dos homenageados.

Presidente discursa em trinua diante de mesa de autoridades
O presidente Nelson Missias destacou sua fé no Judiciário, que lhe deu coragem para fazer frente às adversidades

Os desembargadores Maria Luíza de Marilac e Carlos Henrique Perpétuo Braga e o juiz Roberto Troster Rodrigues Alves, de Bueno Brandão, receberam a Medalha João Peçanha Falcão, que relembra o fundador do município.

O presidente expressou sua gratidão pela condecoração ao vereador Vanilton Soares Ferreira, presidente da Câmara Municipal, e ao prefeito Eustáquio de Carvalho Braga. “É uma enorme satisfação estar aqui, entre amigos, para receber o honroso diploma de cidadão honorário de Peçanha, ao lado do amigo juiz Geraldo Antônio e da delegada Fernanda Dourado”, contou.

noticia-pecanha.jpg
O reconhecimento de Peçanha ao presidente ficou concretizado na outorga da cidadania honorária

O desembargador também testemunhou sua amizade à desembargadora Maria Luíza de Marilac, “que não mediu esforços para garantir a construção do novo fórum e para nos proporcionar todos esses momentos de alegria e confraternização”.

Ele cumprimentou ainda os agraciados com a máxima honraria do município, o juiz Rafael Continentino, representando o titular da comarca, Herrmann Schwartz, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, o juiz Roberto Troster e o tenente Gustavo Luís.

Confira a íntegra do discurso.

Registro na memória

Citando a escritora e poetisa Adélia Prado, a desembargadora Maria Luíza de Marilac, muito emocionada, declarou seu amor à terra natal, mencionando a presença da mãe nonagenária, irmãos e amigos no evento.

Desembargadora, ao lado de vereador, mostra placa de homenagem
A desembargadora Maria Luíza de Marilac enfatizou que o novo fórum evoca a união de passado e futuro, para ela e para a comunidade

“A memória é dada a segredos. Está recheada daquilo que amamos, do que deixou saudade, do que doeu além da conta, do que permaneceu além do tempo. Amo a minha cidade de Peçanha e, como bem expressa Adélia Prado, o que a memória ama fica eterno”, afirmou.

A desembargadora destacou que participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo fórum tem um significado especial para ela e é uma grande honra e um episódio memorável de sua carreira.

“Aqui iniciei a minha história pessoal e profissional, rodeada por um povo feliz e corajoso, que busca compartilhar a vida com pessoas voltadas para o bem social e engajadas na construção de uma sociedade justa para todos”, disse.

A desembargadora Maria Luíza de Marilac afirmou que o Tribunal de Justiça de Minas aproxima o futuro da cidade, ao lançar a obra do novo fórum. A qualidade do trabalho do Judiciário da comarca, segundo ela, vai crescer, trazendo também modernidade e celeridade às atividades e, consequentemente, uma prestação de serviço melhor.

“Um novo fórum desse tamanho enche de alegria o povo. Tenho certeza, presidente, de que seu nome será sempre lembrado com gratidão e carinho por todos”, argumentou, elogiando a dedicação incessante do presidente ao aprimoramento das condições de trabalho.

Ela agradeceu também à desembargadora Áurea Brasil, 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com quem atua lado a lado, na condição de superintendente adjunta.

"Tive a alegria de compartilhar com ela sonhos, ideais e o amor pela magistratura. Um ser humano de rara competência e sensibilidade abrilhanta a participação da mulher no Judiciário brasileiro e cativa a todos que com ele convivem", disse, concluindo com o agradecimento a todos os colegas e envolvidos na consecução desse empreendimento.

Fórum Desembargador Forjaz de Lacerda

O presidente Nelson Missias e sua comitiva visitaram o terreno que abrigará a construção. O prédio do novo fórum terá 1,5 mil m². O investimento total deve girar em torno de R$ 5,3 milhões, com a entrega da obra em maio de 2020. Os dois pavimentos comportam duas varas, Cejusc, Juizado Especial, Tribunal do Júri e setores auxiliares.

Grupo de autoridades em canteiro de obras
A comitiva do TJMG esteve na área onde será erguido o novo Fórum Desembargador Forjaz de Lacerda

Priorizando sustentabilidade, acessibilidade, segurança e comodidade para o público que circula na área, o prédio terá um elevador, estacionamento com 14 vagas, das quais quatro para motos, bicicletário com seis vagas, sistema de prevenção e combate a incêndio, com emprego de alarmes e hidrantes.

A iluminação eficiente e econômica é de LED, e a edificação receberá, ainda, controle informatizado de acesso e ar-condicionado em todos os ambientes, proporcionando conforto térmico.

Maquete eletrônica de novo fórum
Futuro prédio vai aumentar a capacidade de atendimento atual

A Comarca de Peçanha é composta pelo município sede, além de Cantagalo, Coroaci, Frei Lagonegro, Nacip Raydan, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e Virgolândia e pelos Distritos de Conceição de Tronqueiras, São Sebastião do Bugre, Santa Teresa do Bonito e Divino de Virgolândia.

Tramitam em Peçanha quase 7,5 mil processos. Só em 2018 ingressaram 3.175 demandas. 

Presenças

Também compareceram ao evento a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, o superintendente de obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira, o superintendente de Segurança Institucional adjunto, desembargador Wanderley Paiva, e o desembargador Elias Camilo.

Mais fotos no Flickr

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial