Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novo fórum de Itapagipe será inaugurado nesta sexta

Prédio vai resolver problemas de acessibilidade, espaço de trabalho, conforto e segurança


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not2-forum-itapagipe-12.02.jpg
A edificação que vai abrigar o Fórum Elias Geraldo de Queiroz está praticamente pronta para ser inaugurada 

O novo prédio da Comarca de Itapagipe, Triângulo Mineiro, a 660 quilômetros de Belo Horizonte, será inaugurado nesta sexta-feira (14/2). Além do novo prédio, os itapagipenses também ganham o Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania (Cejusc).

Participam da cerimônia de inauguração das novas instalações do Fórum Elias Geraldo de Queiroz o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes; o superintendente de Obras, Amauri Pinto Perreira; o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier.

not3-forum-itapagipe-12.02.jpg
Vagas para deficientes e idosos são implantadas para garantir melhor acesso à Justiça

A anfitriã, diretora do foro da Comarca de Itapagipe, juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann, comemora a inauguração da nova sede, ao lembrar das limitações do antigo fórum, que funcionava no segundo andar do prédio da prefeitura. “Era um espaço amplo, mas com difícil acesso a idosos e deficientes, pois ficava no segundo andar e não tinha elevador”, lembra a juíza.

Juniara Fernandes conta que as obras do novo fórum se iniciaram em janeiro do ano passado e foram concluídas rapidamente. O novo espaço, de acordo com a magistrada, além de mostrar preocupação com o acesso da população, é amplo, arejado e fresco. “Na região, as temperaturas facilmente ultrapassam a casa dos 30ºC, e muitas audiências deixavam de ser realizadas na antiga sede da comarca por causa do calor”, destaca Juniara.

A construção também priorizou a segurança, com uma cela exclusiva para os presos que são conduzidos para audiências, o que não havia no antigo fórum. “A quantidade de melhorias é inestimável para o aprimoramento do trabalho que precisa ser desenvolvido na Justiça de primeiro grau, porta de entrada do cidadão no Poder Judiciário”, completa.

Cejusc

A magistrada também comemora a instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania (Cejusc), que, segundo ela, possibilitará atendimento imediato à população e a resolução mais rápidas dos litígios. “Enfim, estamos presenciando muitas melhorias em nossa comarca”, encerra Juniara.

A cidade

not-igreja-matriz-itapagipe-12.02.jpg
Igreja matriz de Itapagipe: cidade às margens do Rio Grande tem economia baseada na agropecuária

Itapagipe é um município na microrregião de Frutal, no Estado de Minas Gerais. Sua população, estimada em 2019, é de 15.243 habitantes. Com área de 1.802,43km², localiza-se às margens do Rio Grande, nas proximidades das divisas com os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A economia está baseada na agropecuária.

De acordo com dados do IBGE, a renda per capita do itapagipense, em 2017, era de R$ 30.243. Em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi de 0,723, considerado alto para os padrões estabelecidos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial