Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nota de pesar

Presidente do TJMG lamenta a morte do desembargador Armando Pinheiro Lago


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-des-Pinheiro-Lago.jpg
Desembargador Pinheiro Lago construiu exitosa carreira na magistratura mineira

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, lamenta profundamente, em nome de todo o Poder Judiciário Estadual, o falecimento do desembargador aposentado Armando Pinheiro Lago. 

O velório e sepultamento serão reservados à família. O enterro será nesta terça-feira, 27, às 17h, no Cemitério Bosque da  Esperança, em Belo Horizonte.

O desembargador aposentado Armando Pinheiro Lago, filho de José Maria Lago de Souza e Yolanda Pinheiro Lago, nasceu na cidade de Carlos Chagas (MG) em 26 de março de 1941. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica de Minas Gerais, em 1965.

Atuou como assessor do Secretário de Estado da Administração, da Corregedoria Administrativa e Chefe do Serviço Jurídico – Secretaria de Administração de Minas Gerais – em 1965. Foi, ainda, promotor de Justiça nas comarcas de Malacacheta e Itamarandiba, ambas em Minas Gerais, no ano de 1969.

Ingressou na magistratura mineira em 1970, como juiz de Direito da Comarca de Prata (1970). A seguir, trabalhou nas comarcas de Serro (1972), Montes Claros (1976), Diamantina (1977) e Belo Horizonte (1980). Foi juiz eleitoral da Comarca de Belo Horizonte (1988), juiz do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais (1988-1994) e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral entre 16 de agosto de 2004 a 6 de abril de 2006. Foi presidente do TRE-MG no período de 7 de abril a 15 de agosto de 2006.

Lecionou Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Fundação Universitária do Norte de Minas, em Montes Claros, MG, em 1977.

Recebeu diversas homenagens e condecorações, entre as quais se destacam a Medalha Santos Dumont (graus Prata e Ouro), a Medalha do Mérito Judiciário, a Medalha de Honra da Inconfidência (Governo do Estado de MG), a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e a Medalha Alferes Tiradentes.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial