Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

No Dia Mundial da Reciclagem, TJMG tem muito a comemorar

Reaproveitamento de material descartado beneficia famílias de catadores e o meio ambiente


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia01_coleta-seletiva-17-05-19.jpg
No lixo recolhido diariamente por Dayane Oliveira, o material reciclável vai no saco azul e o não aproveitável no preto

Hoje, no Dia Mundial da Reciclagem, o TJMG celebra o fato de que mais da metade de todo o resíduo reaproveitável produzido em suas unidades tem uma nova destinação.

Só para se ter uma ideia, em 2018, foram encaminhados à reciclagem quase 10 mil quilos de papel e de mais de 20 mil litros de materiais diversos descartados pelos prédios da capital.

Os outros 27,5 mil litros de resíduos não aproveitáveis, coletados nos sacos de lixo preto, foram recolhidos pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que cuida do lixo comum.

O material destinado à reciclagem representou, no ano passado, 53% de todo resíduo descartado pelo Judiciário Estadual em Belo Horizonte. Neste ano, a porcentagem de material que segue para a Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável) mantém aproximadamente a mesma proporção.

A equipe de limpeza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) conta com o apoio e a adesão dos funcionários e usuários dos edifícios para separar os materiais descartados a serem reciclados, minimizando os impactos ambientais gerados pelo lixo e beneficiando os catadores.

noticia-reciclagem.jpg
53% do resíduo descartado no TJMG em 2018 foram encaminhados para reciclagem

Na capital, o TJMG tem parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), entidade para a qual é direcionado todo o material que pode ser reaproveitado. Com isso, o Poder Judiciário contribui para a geração de renda das famílias dos catadores.

“O descarte correto dos materiais evita o acúmulo de lixo comum e o desperdício de matéria-prima para reciclagem. Além disso, favorece a manutenção financeira das famílias dos catadores”, diz a supervisora administrativa do contrato da limpeza do edifício sede do TJMG, Aurélia Gonçalves de Oliveira.

A responsável pela Coordenadoria de Serviços Gerais (Cosec), Marluce de Fátima Nogueira, afirma que “o esforço da equipe de limpeza – serventes, encarregados e supervisoras que trabalham na triagem e destinação dos resíduos – tem o objetivo de beneficiar a sustentabilidade do planeta”. Segundo a coordenadora, o empenho na separação do lixo tem se expandido para as comarcas do interior.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial