Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

No Dia da Criança, tem criança no palco no TJMG

Coral e orquestra executam peças populares e clássicas nesta quinta ao meio-dia; entrada é franca


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia2-orquestra-coinj.jpg
Coral e Orquestra são formados por crianças e adolescentes apoiados pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas

Com o tema Tem Criança no Palco, o Coral da Infância e Juventude e integrantes da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais se apresentam no Intervalo Cultural da Semana da Criança, nesa quinta-feira, 11 de outubro, às 12h, no saguão do edifício-sede da instituição.

O grupo de músicos é formado por 117 vozes no coral, 20 violinistas infantis, 20 jovens na orquestra, além de quatro na percussão e no piano. O repertório da apresentação passa por clássicos, de Haendel, Bach e Villa-Lobos; músicas africanas e composições de autores brasileiros, como Dorival Caymmi e integrantes do Clube da Equina. Segundo a maestrina Luciene Villani, o objetivo é colocar os artistas em contato com uma variedade de estilos, para uma formação que seja o mais completa possível. “A diversidade das músicas possibilita treinar a diversidade das técnicas musicais”, explica a musicista.

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) é o setor responsável pelo treinamento dos jovens músicos e pelas apresentações, que vêm encantando servidores, magistrados e público externo, há mais de cinco anos.

Giulia Beloni Almeida tem nove anos e há três empresta sua voz aos ensaios e eventos da Coinj.  Giulia, mais que cantar, aprendeu, segundo ela, disciplina e companheirismo com os colegas. “Estou muito ansiosa para a próxima apresentação. Minha expectativa é de que dê tudo certo no dia”, conta entusiasmada.

Isabella Menezes também tem nove anos. Está na Coinj há dois e já perdeu a conta de quantas apresentações já participou. Ela frequenta as aulas da Coinj há três anos e assume que ama se apresentar para o público. Gosta tanto, que fica ansiosa esperando o dia. Para ela, aprender inglês, teoria musical  e as coreografias é importante. Mas, divertido mesmo, segundo ela, é encontrar as muitas amigas que fez e cantar com elas. Música de que mais gosta do repertório: Bola de meia, bola de gude, do Clube da Esquina.

Anoticia-orquestra-coinj.jpg
Apresentação é uma homenagem do Tribunal de Justiça de Minas ao Dia das Crianças

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil foram criados pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG. Hoje, tem como superintendente a desembargadora Valéria da Silva Rodrigues, que também atua na Décima Quinta Câmara Civil.

Segundo a magistrada, a atual gestão do TJMG, consciente da necessidade da promoção da cidadania plena, além da prestação jurisdicional, vem desenvolvendo regularmente várias ações ligadas à inserção social e distribuição da justiça em todas as suas nuances. “O Dia da Criança é um ato simbólico que tem por objetivo conscientizar a todos nós sobre a responsabilidade diária que temos na garantia dos direitos básicos das crianças e dos adolescentes”, afirma.

As 280 crianças e adolescentes participantes recebem aulas de iniciação musical, canto coral, prática de orquestra, percussão e instrumentos como flauta doce, saxofone e cordas. Os pequenos cantores recebem, ainda, aulas de inglês.

O projeto, que se iniciou com 19 crianças, atende hoje a 280 jovens em situação de vulnerabilidade e tem uma trajetória bem sucedida e sólida, com participação em vários concertos e nas três edições da Cantata de Natal do Tribunal mineiro.

Intervalo Cultural

A proposta do Intervalo Cultural é promover a integração e a fruição artística no TJMG. Por meio da iniciativa, uma vez por mês, habitualmente às quintas, a comunidade que frequenta o prédio tem acesso a apresentações de música, dança, teatro e outras manifestações culturais.

Serviço

Local: Edifício-sede do TJMG, na Avenida Afonso Pena, 4.001

Horário: 12h

Entrada gratuita

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial