Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nanuque doa protetores faciais para hospital

Juiz obteve equipamento após contatar coordenadores do projeto Hígia, da Unifesp


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-protetores-faciais-em-Nanuque..jpg
Juiz Thales Flores Taipina recebe da professora doutora Kátia Conceição os equipamentos de proteção facial

O Hospital Municipal de Nanuque (região Jequitinhonha/Mucuri) recebeu a doação de protetores faciais produzidos por meio de impressoras 3D pelo projeto Hígia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A doação foi possível depois que o juiz Thales Flores Taipina, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, entrou em contato com coordenadores do projeto, por meio da docente e coordenadora da graduação em Biotecnologia da Unifesp, Kátia Conceição.

Os protetores faciais foram entregues à diretora administrativa do hospital, Keliane Medeiros, na última terça-feira (2/6). Os equipamentos serão utilizados por profissionais da saúde pública dedicados ao atendimento das pessoas com suspeita ou diagnóstico de covid-19.

Projeto Hígia

noticia1-protetores-faciais-em-Nanuque.jpg
O projeto Hígia produz protetores faciais por impressão 3D para hospitais

Hígia, na mitologia grega, é a deusa da limpeza e da sanidade e filha de Esculápio. Enquanto o pai era mais associado diretamente com a cura de doenças, ela era ligada à prevenção dos males e à continuação da boa saúde. 

O projeto Hígia é colocado em prática por um grupo de voluntários da Unifesp, sob a coordenação da docente e pesquisadora Maria Elizete Kunkel, PhD em Biomecânica. A iniciativa já produziu milhares de equipamentos de proteção facial, doados para os mais diversos cantos do Brasil.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial