Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mutirão com Banco Mercantil resulta em acordos

Juizado Especial Cível de Belo Horizonte faz 54 audiências envolvendo pendências financeiras


- Atualizado em Número de Visualizações:
Foto mostra salão com várias pessoas sentadas
Clientes esperam para audiências no setor amarelo do Juizado Especial Civil

O Juizado Especial Cível de Belo Horizonte fez hoje mutirão para conciliação de clientes com o Banco Mercantil, com o objetivo de reduzir o número de processos em tramitação.

Foram realizadas 54 audiências durante todo o dia, sete de forma simultânea. São processos por danos morais, descontos indevidos de empréstimos consignados, clonagem de cartões e dívidas referentes ao crédito rotativo.

A coordenadora dos Juizados Especiais de Belo Horizonte, Flávia Birchal de Moura, informa que quase 100% das audiências realizadas resultaram em acordos, com exceção daquelas em que as partes não estiveram presentes. Nesses casos, os processos tramitam normalmente.

Foto mostra mulher de cabelos louros em frente a um computador
Coordenadora dos Juizados Especiais, Fávia Birchal, destaca as vantagens dos acordos

A magistrada explica os benefícios de um acordo durante o mutirão. “É conveniente para a parte com um bom relacionamento com o Banco Mercantil, já que, caso contrário, a questão vai para uma sentença, com apresentação de provas, o que torna o processo mais demorado e cansativo”, explica a coordenadora do Juizado.

Foto mostra homem de camisa xadrez, cabelos grisalhos e óculos
Flávio da Silva, aposentado, conseguiu resolver sua questão com o banco

O aposentado Flávio da Silva, de 68 anos, participou do mutirão e saiu da audiência satisfeito com o resultado. “Em 2017, ajuizei uma ação contra o Mercantil, que estava fazendo uma cobrança indevida no meu empréstimo consignado. Saio daqui hoje com a questão resolvida, sem dor de cabeça e continuo com um bom relacionamento com o Banco”, disse o aposentado.

foto mostra homem de cabelos brancos, terno e óculos
Advogado Valter Lúcio de Oliveira afirma que instituição quer acabar com processos em tramitação

O advogado que representou o Mercantil, Valter Lúcio de Oliveira, informou que o objetivo da instituição financeira é zerar o número de processos em tramitação no Juizado Especial. “Até o fim do mês de maio, pretendemos fazer acordo com cerca de 200 clientes do banco que residem em Belo Horizonte”, disse.