Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mudanças melhoram acesso e segurança

Entrada do Edifício Sede recebe faixa de pedestres e placas


- Atualizado em Número de Visualizações:
Mulher atravessa na faixa de pedestre em frente ao Edifício Sede
Pedestres agora contam com faixa e sinalização de orientação

Juntando-se aos semáforos, instalados em novembro do ano passado, e a recomposição das rampas de acesso para pessoas com dificuldade de mobilidade, as entradas para o Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ganharam duas faixas para pedestres, em cor vermelha, nos dois sentidos da Avenida Afonso Pena, e vaga preferencial para idosos.

Os pontos de táxi e táxi-lotação e o estacionamento para motos e viaturas policiais, assim como as placas de sinalização referentes a essas áreas, foram remanejados. Assim, os espaços ficaram separados uns dos outros e ordenados de modo a evitar acidentes, a fim de permitir a travessia segura de pessoas pela calçada.

O superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, explica que a afluência diária de pessoas no Edifício Sede é muito elevada, e inclui partes e profissionais do interior e de fora do Estado, que nem sempre conhecem a capital.

O desembargador no estacionamento do TJMG
O superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Boccalini, conta que alterações visam a aumentar o conforto e a acessibilidade

“Assim, o propósito das mudanças é ampliar o conforto e a proteção à integridade física do cidadão, bem como a sua facilidade para chegar à sede do Poder Judiciário mineiro. As novidades foram fruto de estudos cuidadosos e organizam o fluxo de pessoas e veículos”, afirma o magistrado.

O desembargador Octavio Boccalini frisa que os aprimoramentos são contínuos e vêm sendo feitos, inclusive em atendimento a pedidos da comunidade que frequenta a edificação.

“Estamos atentos igualmente a serviços cotidianos de manutenção corretiva, imprescindíveis para o bom andamento das atividades de prestação jurisdicional, e preventiva, para evitar o desperdício e o desgaste dos equipamentos”, pontuou.

Sugestões, especificamente relacionadas ao Edifício Sede, podem sem feitas pelo e-mail gestaopredial@tjmg.jus.br.

Histórico

As tratativas para essas melhorias foram discutidas, em reunião em dezembro de 2018, pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Veja notícia.

Também participaram do encontro o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, os desembargadores Octavio Boccalini e Amauri Pinto Ferreira, superintendentes de Gestão Predial e de Obras, respectivamente, o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial, Marcelo Junqueira, e o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada.

A BHTrans realizou, então, um projeto, que foi submetido à Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) e à Superintendência de Gestão Predial do TJMG.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial