Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Missa no TJMG celebra Assunção de Nossa Senhora

Padre Sérgio Ladeira destacou o exemplo da Virgem Maria, que viveu uma caminhada de entrega


- Atualizado em Número de Visualizações:

Magistrados, servidores e colaboradores participaram, nesta quarta-feira (3/8), da Missa de Celebração da Assunção de Nossa Senhora. O padre Sérgio Ladeira falou sobre o Dogma da Assunção de Nossa Senhora, proclamado pelo Papa Pio XII em 1950 e relembrado em todo dia 15 de agosto. Durante a celebração, foram lidos trechos bíblicos com referências à Virgem Maria.

not---Missa-de-Assuncao-de-Nossa-Senhora.jpg
Padre Sérgio Ladeira sugeriu que fiéis, diante de planos e expectativas que se frustram, se coloquem nas mãos de Deus (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A Primeira Leitura da celebração foi feita pelo presidente da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que deu voz a um trecho do Apocalipse. O Salmo Responsorial, de número 44, foi cantado por Saray Lacerda, que também executou todas as canções da missa. A Segunda Leitura, feita pelo desembargador Edison Feital Leite, integrante da 1ª Câmara Criminal, foi extraída da Primeira Carta de São Paulo enviada aos coríntios.

not---Missa-de-Assuncao-de-Nossa-Senhora-4.jpg
A primeira leitura da missa foi feita pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, presidente da 3ª Câmara Criminal do TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Na sequência, o padre Sérgio Ladeira leu o Evangelho de Lucas, citando o trecho em que Maria vai ao encontro de Isabel, mãe de João Batista. “O Papa Pio XII, ao estudar o percurso terreno de Nossa Senhora, chegou à conclusão de que ela foi assunta aos céus, de corpo e alma, graças aos méritos e à ressurreição de seu filho”, explicou.

not---Missa-de-Assuncao-de-Nossa-Senhora-3.jpg
O desembargador Edison Feital Leite, da 1ª Câmara Criminal do TJMG, leu trecho da primeira carta de São Paulo enviada aos coríntios (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Sobre o trecho extraído dos evangelhos, o padre relembrou que a Virgem Maria tinha projetos, planos e expectativas em relação ao seu casamento com José. “De repente, o anjo anunciou que ela seria a mãe do Salvador. Como ela, muitas vezes temos planos, esperanças e expectativas, que nem sempre se concretizam. Nossa Senhora nos ensina o que fazer nessas ocasiões: colocar-se nas mãos de Deus. Aos poucos, a Virgem Maria foi se abrindo para o mistério da encarnação”, lembrou.

O celebrante destacou que não há nada que seja impossível para Deus, e que a Virgem Maria se colocou a serviço dos desígnios divinos. “Façamos nós também o que Deus nos pede. Como Nossa Senhora, tenhamos uma caminhada de entrega”, sugeriu.

not---Missa-de-Assuncao-de-Nossa-Senhora-2.jpg
As preces da assembleia foram lidas pelo juiz Evaldo Elias Penna Gavazza (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

As preces da assembleia foram lidas pelo magistrado convocado para atuar no cargo de desembargador na 5ª Câmara Criminal, juiz Evaldo Elias Penna Gavazza. Ao longo da missa, o padre rezou pelas intenções e pedidos registrados pelos participantes e depositados em uma caixa em frente ao altar.

As missas no TJMG ocorrem desde outubro de 2020 em toda primeira quarta-feira do mês, no saguão do edifício-sede.  

Veja mais fotos desse evento no Flickr do TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial