Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ministro Dias Toffoli se reúne com presidentes de TJs

Nelson Missias, chefe do Judiciário mineiro, esteve no Mato Grosso


- Atualizado em Número de Visualizações:
Magistrados em encontro com presidente do STF
O presidente do TJMT, o ministro Dias Toffoli e o presidente da AMB em reunião com os líderes das cortes estaduais (Foto: TJMT)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, participou nesta sexta-feira, 19 de julho, de encontro do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro José Antonio Dias Toffoli, com lideranças das cortes de justiça estaduais brasileiras.

A reunião de trabalho ocorreu em Cuiabá, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). 

O ministro apresentou agendas do CNJ e do STF. Entre as temáticas referentes ao Conselho, estavam o prêmio qualidade do CNJ; o Sistema de Execução Unificado (SEEU); a priorização dos processos relativos às grandes obras; o pacto pela primeira infância, a 2ª reunião preparatória ao Encontro Nacional do Poder Judiciário e os macrodesafios do Poder Judiciário.

Presidente Nelson Missias
O desembargador Nelson Missias de Morais esteve no encontro (Foto: TJMT)

No tocante à pauta Suprema Corte, foram assuntos a gestão da repercussão geral e do juízo de admissibilidade dos recursos extraordinários; a pauta semestral do plenário, a prioridade no julgamento de mérito dos temas de repercussão geral e na remessa de processos ao STF em meio eletrônico.

O magistrado também falou sobre questões administrativas e gerais. O ministro destacou o papel de pacificação social do Judiciário, a necessidade de buscar permanentemente a harmonia entre os poderes da República, a eficiência e a transparência, e também de fortalecer a interlocução entre os tribunais, sempre com o foco no cidadão que procura a Justiça.

Presenças

Além do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, estavam presentes os presidentes de tribunais estaduais Manoel Pereira Calças (São Paulo), Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço (Santa Catarina); Walter Carlos Lemes (Goiás); Carlos Alberto Alves da Rocha (Mato Grosso); Márcio Murilo da Cunha Ramos (Paraíba); Sebastião Ribeiro Martins (Piauí); João Batista Rodrigues Rebouças (Rio Grande do Norte); Tutmés Airan de Albuquerque Melo (Alagoas); Alberto Romeu Gouveia Leite (Sergipe); Yedo Simões de Oliveira (Amazonas); Adalberto Jorge Xisto Pereira (Paraná); Romão Cícero de Oliveira (Distrito Federal); Walter Waltenberg Silva Junior (Rondônia); João Guilherme Lages Mendes (Amapá); e Helvécio de Brito Maia (Tocantins).

Plenário com magistrados
Representantes dos tribunais debateram temas diversos e pautas de interesse da magistratura (Foto: TJMT)

A comitiva do ministro incluiu o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira; a vice-presidente da AMB e presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Renata Gil; a secretária-geral da Presidência do STF, Daiane Nogueira de Lira; o juiz auxiliar da Presidência do STF, Márcio Boscaro; os juízes auxiliares da Presidência do CNJ, Carl Smith e Camila Plentz Konrath; o diretor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo do CNJ, Luís Geraldo Lanfredi; o coordenador de Segurança Institucional do CNJ, Marcelo Ribeiro Pires; a assessora-chefe de Cerimonial do STF, Célia Regina Gonçalves; e o assessor-chefe de Comunicação da Presidência do STF, Adão Paulo Martins de Oliveira.

Ao fim do encontro, os magistrados divulgaram a Carta de Cuiabá, com conclusões da reunião. Acesse a íntegra do documento.

Magistrados reunidos
Grupo debateu temas judiciários, administrativos e de interesse da categoria (Foto:TJMT)

Homenagem

No dia 18 de julho pela manhã, houve a solenidade de condecoração do ministro Dias Toffoli com a máxima honraria concedida pelo TJMT: a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita.

Desembargador põe medalha sobre peito de ministro, em auditório
Em sessão solene do Tribunal Pleno, o desembargador  Carlos Alberto Alves da Rocha condecorou o ministro (Foto: TJMT)

A insígnia representa o reconhecimento da instituição a pessoas naturais ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça mato-grossense ou à cultura jurídica.

O presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, outorgou a comenda ao ministro em nome dos integrantes do Tribunal Pleno.

Medalha em estojo aveludado, tendo a bandeira nacional ao fundo
A comenda é a mais alta honraria conferida pelo Poder Judiciário do Mato Grosso (Foto: TJMT)

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial