Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mensagem Dia do Aposentado

Presidente José Arthur Filho agradece a trabalhadores pelo legado deixado


- Atualizado em Número de Visualizações:

“O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia.”

Rememoro aqui essa passagem do romance “Grande Sertão: Veredas”, do magistral escritor mineiro Guimarães Rosa, neste 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, para me dirigir àqueles que, depois de décadas de dedicação ao trabalho, concluíram um ciclo para, assim, dar início a outro.

Aposentar-se é fazer mais uma transição, em meio a tantas mudanças que precisamos enfrentar, ao longo de nossas existências. Essa fase não deve, jamais, ser encarada como um apagar de luzes. Ao contrário, pode ser um período especialmente potente: pode representar o descortinar-se de todo um horizonte de novas possibilidades, ensejando a retomada de projetos adiados, a inauguração de planos inéditos e até mesmo a adoção de novos modos de vida. 

Para que a nova etapa seja vivenciada com plenitude, contudo, é preciso que a aposentadoria digna seja um direito garantido a todos os brasileiros e brasileiras. No âmbito de nossas atribuições, devemos contribuir diuturnamente para a construção de uma sociedade na qual essa conquista esteja ao alcance de todas as pessoas, como uma retribuição aos esforços empreendidos ao longo do tempo por indivíduos que desbravaram caminhos e plantaram sementes para as gerações vindouras. 

Assim, aproveitamos o ensejo desta data comemorativa para expressar efusivos agradecimentos aos aposentados e às aposentadas do nosso País pelo legado que deixaram. Muito especialmente, manifestamos aqui nossa gratidão aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras aposentados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pelos anos devotados ao Judiciário mineiro. 

 

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais