Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Melhoria em nome da paz social

Presidente do TJMG, Nelson Missias, inaugura fórum em Janaúba e anuncia construção em Manga


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia2-forum-de-janauba.jpg
Descerramento da placa de inauguração do novo fórum de Janaúba: realização de um sonho

Em clima de comemoração pela missão cumprida, a comunidade da Comarca de Janaúba, no Norte de Minas, recebeu o novo fórum local das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais, que promoveu a empreitada em apenas um ano e alguns dias. A entrega foi feita na tarde desta sexta-feira (25/6).

Em solenidade na nova edificação, que cumpriu rigorosamente todas as normas sanitárias impostas em razão da pandemia de covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento, o presidente Nelson Missias de Morais confessou que sonhou com a realização dessa obra desde que conheceu a realidade da falta de condições de trabalho no antigo imóvel.

A casa nova da Justiça em Janaúba, que atende também as cidades de Verdelândia e Nova Porteirinha, ocupa agora um terreno de dois mil metros quadrados e tem três andares, que vão abrigar três varas e a unidade do Juizado Especial, antes funcionando em outro local. O prédio possui ainda salão do júri com capacidade para 70 lugares, atendimento, Cejusc, Serviço Social e Juizado Especial.

noticia8-forum-de-janauba.jpg
As novas instalações seguiram os padrões de construção do Departamento de Engenharia do TJMG, privilegiando o conforto dos usuários e a acessibilidade

Com padrões modernos, a edificação conta ainda com 25 vagas de veículos, além de seis vagas de motos e bicicletário. Foi equipada com ar condicionado central, sistema de renovação de ar, controles de acesso, sistema de alarme, informatização completa, sistema de projeção de imagem, sonorização e wi-fi no Salão do Júri, luminárias de LED, sistema de prevenção e combate a incêndio.

Ao fazer a entrega oficial da edificação, o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, não escondeu o afeto que tem pela cidade e a preocupação em melhorar as condições de vida da população do Norte de Minas, que tanto necessita. “Confesso que eu sonhei com esta obra. Muito! Eu sabia que o Norte de Minas estava a necessitar de um olhar mais atento do poder público. E eu, que presido um poder, terei”, disse.

 

not-manga-prefeito-geral.jpg
Presidente e comitiva estiveram ainda na Comarca de Manga, onde será executada obra para abrigar novo fórum

O magistrado fez questão de ressaltar que o investimento na região não se restringiu a Janaúba, onde existem hoje outras dez obras em andamento. Pela manhã, o presidente esteve também na Comarca de Manga, a 145km de Janaúba, para anunciar o investimento em nova instalação para a Justiça local. O município está situado na margem esquerda do Rio São Francisco, e a comarca atende ainda os Municípios de Miravânia e São João das Missões. Hoje, o arquivo local conta com mais de 9 mil feitos e atende a 36 mil habitantes.

Veja as fotos de Manga.

Pacificação

noticia forum de janauba.jpg
Nelson Missias de Morais destacou sua preocupação de melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional em todo o Norte de Minas

“Quando estava me deslocando até esta cidade, contei o número de obras em andamento no Norte de Minas e, tenho certeza, é o maior número de obras do estado e da história do Tribunal de Justiça de Minas”, disse o presidente. O desembargador fez questão de ressaltar a importância da Justiça para a pacificação social e lembrou que o cidadão, quando bate à porta do Judiciário, já está no seu último nível de angústia.

“O Poder Judiciário é o poder que sofre mais críticas e é menos compreendido. Mas é o poder técnico que equilibra o fraco ao forte. Aqui todos são iguais, e os juízes estão imunes a quaquer tipo de pressão”, garantiu. O presidente ainda disse que o sucesso dessas iniciativas se deve também à gestão compartilhada que adotou desde sua posse. E dirigiu elogio a cada um de seus colaboradores que estavam presentes, desembargadores, juízes, autoridades locais e servidores.

Excelência

noticia7-forum-de-janauba.jpg
Juíza diretora do foro de Janaúba, Roberta Sousa, disse que o trabalho do TJMG voltado para novos fóruns e melhorias é histórico

A juíza diretora do foro, Roberta Sousa Alcântara Dayrell, frisou a  excelência e o empenho do presidente Nelson Missias de Morais para melhoria da qualidade da prestação jurisdicional na cidade e em todo o estado. “Este é um trabalho histórico para o Poder Judiciário mineiro. Um gestão marcada pelos excelentes resultados com a renovação das comarcas mineiras”, afirmou a juíza.

Veja mais fotos da inauguração.

Hoje a Comarca de Janaúba tem um acervo de mais de 18,3 mil feitos e, somente no ano passado, foram realizadas mais de três centenas de audiências em um único mês. O desafio que se impõe à comarca é o atendimento a mais de 88 mil habitantes sob sua jurisdição, que além dos três municípios, tem que olhar pelos Distritos de Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções.

Prestigiaram a inauguração em Janaúba a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer; o desembargador Adriano Mesquita Carneiro; o juiz auxiliar da presidência, Jair Francisco dos Santos, os juizes Ériton Magalhães e Clicélia Milene Santos; a promotora Vanessa Diniz do Carmo; a coordenadora da Defensoria Pública, Claudijane dos Santos Gomes, e seu colega Gustavo Francisco Dayrell; o comandante do 51º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nilton Gonçalves; a delegada regional da Polícia Civil, Márcia Miguel Meira Santos; o representante da OAB, Carlos Eduardo Cerapião; o prefeito Carlos Isaildon Mendes; o deputado estadual Gil Pereira e os representantes dos servidores Marina Mendonça Fagundes, Enalva Teixeira Dutra, Fabrício Cardoso e Adriane Caetano.

Mereceram um elogio especial os responsáveis pela obra Nícolas Gonçalves Campos e Valtencir Martins Gonçalves.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial