Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mejud visita o Museu das Minas e do Metal

Possibilidades de apresentação de acervos foram avaliadas


- Atualizado em Número de Visualizações:
museu-metais-Mejud.jpg
Informações sobre possibilidades de apresentação de acervo foram apresentadas aos representantes do Mejud

 

Representantes da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), vinculada ao TJMG, visitaram, no último dia 19 de junho, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia. Instalado na antiga sede da Secretaria de Interior e Justiça de Belo Horizonte, o conhecido Prédio Rosa, o Museu faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural de Belo Horizonte. São 44 atrações distribuídas em 18 salas cercadas de luzes, sombras e tecnologia.

 

Para a assessora da Mejud, Andréa Costa Val, a visita foi muito esclarecedora e instrutiva. “Através de sua iluminação pontual e específica, os detalhes são realçados de forma extraordinária e inúmeras possibilidades de apresentação de seu acervo vão se multiplicando à medida que o visitante caminha pelas salas de exposição. A interatividade permeia todo o espaço do Museu e amplia as possibilidades de apresentação de suas informações, propõe novas e curiosas abordagens de seus conteúdos, aguça a curiosidade e possibilita, além de novas experiências, variadas formas de identificação com o tema do Museu”, definiu.

 

A visita percorreu ambientes com sofisticada composição museográfica, entre eles a exposição de parte do acervo do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e a Sala Professor Doutor Álvaro Lúcio, que abriga coleção particular com cerca de 400 espécies minerais.

 

Muito acessada pelos visitantes, a Mesa dos Átomos permite unir elementos da Tabela Periódica para formação de compostos com características, aplicações e imagens da sua forma física. Já a seção Vil Metal apresenta a tabela de conversibilidade em ouro com base no valor de alguns produtos, como o feijão, o açúcar e o algodão, estabelecendo comparações com séculos passados.

 

Outra atração bastante lúdica é a balança Vale o Quanto Pesa, que apresenta uma estimativa da quantidade de substâncias minerais presentes no corpo de acordo com o peso da pessoa.

 

No ateliê científico, destinado à realização de oficinas, a equipe da Mejud teve contato com amostras de pigmentos de ferro e minerais que possuem cheiro e gosto, como o enxofre e a halita. O primeiro é utilizado em cremes contra espinhas e o segundo é o nosso sal de cozinha.

 

O centenário edifício do Museu, inaugurado em 1897, preserva também um exemplar dos primeiros elevadores elétricos instalados no Brasil do século 19. O equipamento foi fabricado pela companhia norte-americana A. B. See Electric Elevator Co. fundada, em 1883, no condado de Brooklyn, em Nova Iorque. Em perfeito funcionamento, ele se destaca pela elegância do acabamento em ferro e pelas portas pantográficas de funcionamento manual.

 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal funciona na Praça da Liberdade s/nº. A entrada é gratuita. Veja mais informações.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial