Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados são agraciados com Medalha do Dia de Minas

Desembargadores e juiz foram condecorados pelo Governo do Estado


- Atualizado em Número de Visualizações:

medalha-dia-de-minas-02.jpg

 

Onze integrantes do Poder Judiciário estadual mineiro tiveram sua contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País reconhecida na manhã deste domingo, 16 de julho, na solenidade de entrega da Medalha do Dia de Minas. Outras 40 personalidades foram condecoradas pelo governador Fernando Pimentel, que presidiu a cerimônia em Mariana, na região central de Minas. A outorga da condecoração foi precedida de missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo celebrada pelo bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho.

 

Receberam a honraria os desembargadores Afrânio Vilela, Amauri Pinto Ferreira, Armando Freire, Corrêa Camargo, Domingos Coelho, Mariangela Meyer, Nelson Missias de Morais, Pedro Aleixo, Ramom Tácio e Wanderley Paiva e o juiz diretor do foro de Belo Horizonte e auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Marcelo Rodrigues Fioravante.

 

A vice-corregedora-geral de Justiça da corte mineira, desembargadora Mariangela Meyer, representou o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto.

 

Durante a cerimônia, que recordou o aniversário de 321 anos da cidade, também foram homenageados o ex-prefeito de Mariana, Roque José de Oliveira Camêllo, falecido em março deste ano e idealizador do Dia do Estado de Minas Gerais; políticos, estudantes, gestores públicos, professores, advogados e policiais militares. A insígnia do Dia de Minas foi igualmente entregue aos familiares do sargento Marcos Marques da Silva, assassinado no último dia 10 durante assalto a bancos em Santa Margarida, na Zona da Mata.

 

O governador Fernando Pimentel lembrou, ainda, o desastre ambiental ocorrido em 5 de novembro de 2015 com o rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, e a resposta de superação e resiliência da população atingida, que ele caracterizou como exemplo nacional por sua serenidade diante da crise e das adversidades. O político destacou, além disso, a cooperação e a “perfeita harmonia” que vigora entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário Estadual.

 

medalha-dia-de-minas-01.jpg

 

Medalha

 

Celebra-se o Dia de Minas em 16 de julho, quando a capital é simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Mariana, marco do povoamento no Estado (1709). O ciclo de sete dias no qual a data cai é denominado Semana de Minas e constitui período de comemorações cívicas em todo o Estado.

 

O professor Roque Camêllo propôs a criação da festividade em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário da cidade de Mariana. Em 1979, foi sancionada a Lei 7.561 instituindo a data, com realce nas tradições sócio-histórico-culturais de Minas Gerais. Em 1997, a Constituição Mineira, por meio de sua emenda 22, incorporou a comemoração.

 

Com informações do Governo de Minas

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial