Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados completam quatro décadas ou mais na ativa

Eles têm atuação expressiva no Judiciário mineiro. Iniciaram a carreira na magistratura a partir de 1977


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--armando-fabiano-e-darcio---23.06.2021.jpg
Os desembargadores Armando Freire, Fabiano Rubinger de Queiroz e Dárcio Lopardi Mendes (Fotos: Divulgação/TJMG)

Três desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que estão na ativa, completam neste mês de junho quarenta anos de magistratura. São eles: os desembargadores Dárcio Lopardi Mendes, Armando Freire, e Fabiano Rubinger de Queiroz.

Já os magistrados da ativa, com mais de quatro décadas na magistratura, são os seguintes: Antônio Carlos Cruvinel, Geraldo Augusto de Almeida, Valdez Leite Machado, Wander Paulo Marotta Moreira, Belizário Antônio de Lacerda, José Aluísio Neves da Silva, Caetano Levi Lopes e José Geraldo Saldanha da Fonseca.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, disse que é imprescindível e qualificada a atuação desses magistrados nessas quatro décadas ou mais. Ressaltou que eles contribuíram para que o TJMG se consolidasse como um dos tribunais mais reconhecidos do País.

O desembargador Armando Freire ingressou na magistratura na Comarca de Conceição do Rio Verde, em 1981. Em seguida atuou em Conceição do Mato Dentro e Diamantina. A partir de 1988, na capital mineira, esteve na 1ª Vara de Família e na 22ª Vara Cível da comarca de Belo Horizonte. Em 1998, foi para o Tribunal de Alçada. Em 2005, no TJMG, assumiu a Presidência da 1ª Câmara Criminal.

O desembargador Dárcio Lopardi Mendes ingressou na magistratura, também em 1981, na Comarca de Rio Preto. Em seguida, atuou nas comarcas de Serro, Pitangui, Juiz de Fora. Em 1991, assumiu como juiz titular da 2ª Vara Cível de Belo Horizonte. Em 1999, foi promovido ao extinto Tribunal de Alçada, onde foi vice-presidente no biênio 2004/2005. Assumiu como desembargador do TJMG em 2005.

O desembargador Fabiano Rubinger de Queiroz iniciou a carreira de magistrado em 1981. Exerceu atividades como juiz de Direito das comarcas de Coromandel, Ibiá, Araxá, Patrocínio e Uberaba. Em todas elas, ocupou o cargo de diretor do foro. Atualmente exerce a função na 11ª Câmara Cível do TJMG, tendo assumido em agosto de 2020.

Outros magistrados da ativa, sete desembargadores e um juiz, com mais de quatro décadas na magistratura, também possuem atuação expressiva no Judiciário.

NOT--WANDER---GERALDO-CRUVINEL-VALDEZ--24.06.2021.jpg
Desembargadores Geraldo Augusto, Antônio Carlos Cruvinel, Wander Marotta e Valdez Leite Machado (Fotos: Divulgação/TJMG)

Em 1977, ingressaram na magistratura os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e Geraldo Augusto. O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, hoje superintendente de Relações com os Tribunais Superiores e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou a carreira como juiz da comarca de Prata, passando por Itabirito e Divinópolis até chegar à capital em 1984, onde assumiu o cargo de diretor do foro.

Em 1992, assumiu como juiz do extinto Tribunal de Alçada. Depois, em 2001, passou a desembargador do TJMG e foi 1º vice-presidente em 2018. Em 2012, atuou como vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e, em seguida, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

O desembargador Geraldo Augusto iniciou suas atividades também em 1977, na comarca de Ibiraci, tendo atuado ainda em Passa-Quatro, Santa Rita do Sapucaí e Três Corações. Em 1994, já em Belo Horizonte, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada.

Em 2002, chegou ao cargo de desembargador e assumiu a Presidência do TJMG, em 2018, tendo como vice-presidente o desembargador Antônio Carlos Cruvinel.

Em 1979 ingressaram na magistratura Valdez Leite Machado, Wander Marotta, Belizário de Lacerda, José Aluízio Nunes da Silva e Caetano Levi. 

O desembargador Valdez Leite Machado iniciou as atividades na comarca de Guapé e atuou também em Cláudio, Santa Bárbara e Carangola. Já na capital, em 1988, foi juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias.

Três anos depois foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais e, em 2005, tomou posse como desembargador do TJMG.

O desembargador Wander Marotta, com carreira em diversas comarcas do interior de Minas Gerais, foi para a capital mineira, onde passou a ser juiz do Tribunal Regional Eleitoral em 1991. Foi promovido ao Tribunal de Alçada em 1994, onde permaneceu até 2020, sendo novamente promovido, mas, desta vez, para uma cadeira de desembargador no TJMG.

Antes disso, o desembargador Wander Marotta assumiu a Presidência do TRE-MG, para o biênio 2012/2014. Logo em seguida, foi eleito 3º vice-presidente do TJMG para a gestão 2014/2016.

 

not-BELIZARIO__CAETANO_SALDANHA--24.06.2021.jpg
Desembargadores Belizário de Lacerda, Caetano Levi, o juiz José Aluísio Neves da Silva e o desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca (Fotos: Divulgação/TJMG)

 

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1994, o desembargador Belizário de Lacerda iniciou sua carreira na magistratura na comarca de Ferros, depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso de juiz. Ele atuou ainda nas comarcas de Serro e Governador Valadares.

Chegou a Belo Horizonte em 1987, para assumir a 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias. Em 1997, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais e, em 2005, a desembargador.

O desembargador Caetano Levi iniciou na magistratura mineira na comarca de Rio Pardo de Minas, e em seguida em Januária e Teófilo Otoni, até chegar a Belo Horizonte em 1984.

Em Belo Horizonte, assumiu a 17ª Vara Cível, sendo promovido ao Tribunal de Alçada em 1994. No extinto Tribunal, assumiu a Presidência da 3ª Câmara Cível, a Presidência do 2º Grupo de Câmaras Cíveis e ainda o Grupo de Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça. Em razão da atuação, o então juiz, foi promovido a desembargador em 2002.

O juiz José Aluísio Neves da Silva, que também é da ativa, está há mais de quatro décadas na magistratura. Começou em 1979 como juiz de Direito. Em 1998 passou a ocupar o cargo de titular da Vara Criminal, Infância e Juventude na Comarca de Conselheiro Lafaiete. 

O desembargador Saldanha da Fonseca iniciou sua carreira na magistratura em 1980 na comarca de Jaboticatubas, depois foi para Pium-í, Campo Belo, e chegou à capital em 1989, quando assumiu a 19ª Vara Cível de Belo Horizonte.

Atuou como juiz da Corregedoria-Geral de Justiça de 1999 até setembro de 2001, quando foi promovido ao Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Quatro anos depois foi promovido a desembargador.

No TJMG, assumiu a superintendência adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do TJMG, nos biênios de 2008/2010, 2012/2014 e 2014/2016. Foi corregedor-geral de Justiça no biênio 2018/2020.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial