Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Contagem recebe palestra sobre princípios constitucionais

Atividade buscou incentivar a reflexão sobre a prática jurídica cotidiana


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-forum-contagem-13.06.19.jpg
A aplicação dos  princípios constitucionais foram tema de palestra do doutor em Direito João Andrade Neto

A equipe da Comarca de Contagem assistiu, no dia 13 de junho, à palestra “Princípios constitucionais: interpretação, aplicação e proporcionalidade”, apresentada por João Andrade Neto, doutor em Direito laureado pela Universität Hamburg (UHH) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento foi promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) no fórum local com o objetivo de que magistrados, estagiários e servidores do núcleo regional de Contagem fossem motivados a refletir sobre a prática jurídica cotidiana, aprofundando-se no estudo das técnicas de interpretação disponíveis para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

noticia1-forum-contagem-13.06.19.jpg
Magistrados, servidores e estagiários do núcleo regional de Contagem assistiram à palestra

Durante três horas de formação, os alunos tiveram contato com um contéudo programático formado por três frentes de abordagem. A primeira foi a "Teoria dos princípios: uma breve genealogia". Nesse módulo, o palestrante abordou os princípios gerais do Direito, os princípios constitucionais, Direito Privado, Direito Público, positivismo, o novo constitucionalismo e os princípios como normas jurídicas cogentes.

A segunda parte do conteúdo apresentado tratou dos princípios no constitucionalismo brasileiro, das escolas americana e alemã e propôs um debate sobre a qual dessas escolas o Supremo Tribunal Federal (STF) se filia.

E, finalmente, o terceiro tema abordado foi "Proporcionalidades: Subtestes: Legitimidade dos fins, Adequação, Necessidade, Proporcionalidade em sentido estrito; Princípios como direitos fundamentais: o núcleo dos direitos fundamentais, a proibição do excesso, a proibição da insuficiência; Proporcionalidade e razoabilidade".

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial