Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Suspensa a volta ao trabalho na Câmara dos Vereadores

Presidente da casa legislativa de BH determinava retomada


- Atualizado em Número de Visualizações:

Durante o plantão forense do último sábado (2/5), a juíza Simone Lemos Botoni, da Comarca de Belo Horizonte, deferiu liminar para acatar o pedido de três integrantes da Câmara de Vereadores da capital, suspendendo os efeitos dos atos que determinavam a volta ao trabalho dos membros e servidores da casa legislativa.

noticia-camara-dos-vereadores.jpg
Câmara Municipal: juíza Simone Lemos entendeu que reabertura é inoportuna

A presidente da Câmara, vereadora Nely Aquino, determinou o retorno ao atendimento presencial, por meio da Deliberação 7/2020, editada pela mesa diretora, e da Portaria 18.918, ambas de 28/04. Foi determinada ainda a reabertura das sessões presenciais em plenário e das comissões parlamentares, além do acesso à Câmara de todo o público interno e externo, inclusive a imprensa.

Os vereadores Pedro Luiz Neves Victor Ananias, Arnaldo Augusto Godoy e Gilson Luiz Reis ajuizaram um mandado de segurança, porque entenderam que as normas editadas são incompatíveis com o período da pandemia do novo coronavírus.

Eles defenderam que a determinação viola a norma constitucional do direito à saúde e não condiz com as práticas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Argumentaram ainda que os demais poderes municipais e o Congresso Nacional têm atuado em conformidade com as regras estabelecidas pela OMS para proteger a saúde de todos e que as atividades parlamentares podem ser exercidas por meios eletrônicos.

A juíza plantonista deferiu a liminar. “É notório que Belo Horizonte, com acerto, tem sido uma cidade que apresenta os melhores índices na proteção de sua população contra a disseminação do vírus. A reabertura de locais não essenciais, e que podem provocar aglomerações e grande circulação de pessoas, está entre as últimas medidas sanitárias a serem adotadas”, afirmou Simone Lemos Botoni.

Veja a íntegra do mandado de segurança.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial