Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça em Questão começa a ser exibido na Rede Minas

Programa estreia no sábado, 25/11, às 8h, com reprise no domingo, 26/11, às 12h30


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-assinatura-convenio-com-rede-minas.jpg
O desembargador Herbert Carneiro comentou que TJMG terá um importante canal de comunicação para divulgar suas iniciativas institucionais e julgamentos relevantes, além de se aproximar do cidadão.

O Justiça em Questão, programa de televisão produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG, passa a ser transmitido em formato HD também na Rede Minas de Televisão a partir do próximo sábado, 25 de novembro, às 8h. A reprise será aos domingos, às 12h30. A emissora, terceira maior tevê pública do Brasil, tem como objetivo a produção e a veiculação de programas de televisão educativos e de interesse público. 

Nesta terça-feira, 21 de novembro, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, e a presidente da Rede Minas, Luiza Moreira Arantes de Castro, assinaram termo de cooperação para a veiculação do programa na emissora.  Acompanharam a assinatura do termo o diretor de programação da Rede Minas, Kiko Ferreira, e a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Rede Minas, Adriana Barbosa. Veja mais fotos no Flickr

Na oportunidade, o presidente Herbert Carneiro comentou que o convênio é extremamente importante para o Tribunal de Justiça, que terá um importante canal de comunicação para divulgar suas iniciativas institucionais e julgamentos relevantes, além de se aproximar do cidadão.

A presidente da Rede Minas, Luiza Moreira Arantes, disse que a parceria vem ao encontro do objetivo do canal: prestar um serviço de qualidade ao cidadão. Trata-se, segundo ela, de mais uma possibilidade de abrir diálogos sobre temas que afetam o dia a dia das pessoas.

noticia1-convenio-tjmg.jpg
A presidente da Rede Minas, Luiza Moreira Arantes, falou sobre a importância da TV pública para ampliar debates sobre temas de interesse do cidadão

Pelo Tribunal, acompanharam a assinatura do termo o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto; o 2º vice-presidente, Wagner Wilson Ferreira; o 3º vice-presidente, Saulo Versiani Penna; o superintendente adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o vice-presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; a desembargadora Maria Aparecida de Oliveira Grossi Andrade; o desembargador Raimundo Messias Júnior; o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago; a secretária especial da Presidência, Mariana Brito; a assessora de comunicação institucional, Patrícia Kelles; e a diretora do programa Justiça em Questão, Flávia Van Der Maas Zwetsch.

noticia4-convenio-tjmg.jpg
Magistrados prestigiaram a assinatura do convênio para a exibição do JQ na Rede Minas

A primeira edição

Na edição de estreia, o JQ apresenta, em quadro especial, o funcionamento e a estrutura do Poder Judiciário. Exibe ainda, no “Mapa das Comarcas”, a cidade de Belo Horizonte e a atuação do Tribunal mineiro na capital. O direito do consumidor também está presente no programa, com uma matéria sobre a possibilidade de o cidadão escolher a data de pagamento de contas de serviços básicos.

Em entrevista com o juiz de direito Marcelo Gonçalves de Paula, o telespectador poderá conhecer a iniciativa do magistrado, responsável pela 14ª Vara Criminal de Belo Horizonte, especializada em crimes relacionados à Lei Maria da Penha. A audiência de fortalecimento tem sido utilizada para auxiliar a vítima de violência doméstica ou familiar, permitindo que ela supere marcas psicológicas causadas pelo ofensor.

A equipe de reportagem acompanhou um procedimento de divórcio consensual, serviço oferecido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Belo Horizonte (Cejusc-BH), mostrando que um relacionamento pode ser desfeito de maneira amigável.

No último bloco, o JQ mostra como o trabalho da coordenadora do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Claudinéa Oliveira, contribui para que pessoas realizem o sonho de conhecer o pai e ter o nome dele na certidão de nascimento.

Os espectadores podem contribuir para o programa, enviando opiniões para o e-mail justicaemquestao@tjmg.jus.br. As edições são publicadas na página do Justiça em Questão, no YouTube.

JQ

Produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG há onze anos, o programa Justiça em Questão é voltado para informar o cidadão sobre seus direitos e deveres. Ao aproximar a população do Poder Judiciário, o JQ contribui para o efetivo exercício da cidadania no estado democrático de direito e a melhoria da vida em sociedade.

A atração é exibida também online, no YouTube. O programa já recebeu mais de 5,6 milhões de visualizações. Além disso, são 3,7 mil inscritos no canal. Na rede social, 7% da audiência é de outros países: Estados Unidos (1,3%), Portugal (1%), Angola (0,8%), México (0,5%), Japão (0,4%), Argentina (0,2%), Moçambique (0,2%), Espanha (0,2%), França (0,2%), Reino Unido (0,2%), Itália (0,2%).

Premiações

O trabalho da equipe já foi reconhecido pela comunidade. Em 2010, a reportagem “Registro em comunidade quilombola” recebeu o Prêmio TV da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg). Em 2014, o JQ conquistou o terceiro lugar no Prêmio Abrelpe, com uma edição sobre consumo e meio ambiente.

Grade de exibição

Rede Minas
Canal 9 (VHF) e o sinal digital no canal 17 (UHF) canal (20) na Net
Estreia: sábado, às 8h; reapresentação: domingo, às 12h30

TV Horizonte
22 (Net) ou 19 (UHF)
Estreia: segunda-feira, às 7h45; reapresentações: quarta-feira, às 7h30; sexta-feira, às 7h45; sábado, às 6h15; domingo, às 5h15

TV Justiça
7 (Net), 21 (OiTV) ou 167 (Sky)
Estreia: sábado, às 16h; reapresentações: domingo, às 5h30; segunda-feira, às 5h30

TV Andradas (Andradas)
Canal: 36 (TV aberta)
Estreia: terça-feira, às 20h

TV Cultura Vale do Aço (Ipatinga)
Canal: 4 (TV aberta) ou 12 (TV a cabo)
Estreia: quarta-feira, às 20h30

TV Integração (Pará de Minas)
Canal: 46 (TV aberta)
Estreia: sábado, às 14h30; reapresentação: domingo, às 15h30

TV Rio Preto (Unaí, Arinos, Paracatu, João Pinheiro, Brasilândia, Cabeceira Grande, Natalândia, Dom Bosco, Vazante)
Canal: 13 (TV aberta) ou 12 (TV a cabo)
Estreia: sábado, às 8h; reapresentação: domingo, às 6h30

TV Top Cultura (Ouro Preto, Mariana)
Canal: 11 e 15 (TV aberta Ouro Preto) ou 20 (TV aberta)
Estreia: quarta-feira, às 19h30; reapresentação: quinta-feira, às 13h30

TV Uni (Coronel Fabriciano)
Canal: 34 (TV aberta)
Estreia: segunda-feira, às 20h; reapresentação: sábado, às 18h30

TV Vale (Diamantina)
Canal: 7 e 33 (TV aberta)
Estreia: quarta-feira, às 22h15; reapresentações: sábado, às 13h30; domingo, às 23h

TV Viçosa (Viçosa)
Canal: 13 (TV aberta) ou 3 (TV a cabo)
Estreia: quarta-feira, às 18h; reapresentação: sábado, às 15h

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG
Núcleo TV
Tel.: (31) 3306-3887
justicaemquestao@tjmg.jus.br

tjmg.jus.br/portal-tjmg/justica-em-questao/videos.htm
youtube.com/justicaemquestao
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial