Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juízes debatem violência doméstica

Em reuniões, em BH e em Brasília, magistrados definiram ações para 2019


- Atualizado em Número de Visualizações:

Foram realizadas na semana passada, em 13, 14 e 15 de fevereiro, reuniões com foco no combate à violência contra a mulher. Os encontros aconteceram em Brasília e em Belo Horizonte e tiveram a participação de magistrados e outras autoridades de diversas áreas.

Entre os temas discutidos estavam o Formulário Nacional de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Frida) e as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2019 para combater esse tipo de violência e garantir a efetividade da Lei Maria da Penha.

noticia2-reuniao-CNJ-violencia-contra-mulher.jpg
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, firmou o compromisso de apoiar as ações do Fonavid e das coordenadorias que atuam no combate à violência contra a mulher

No dia 13, o juiz Marcelo Gonçalves de Paula, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Belo Horizonte e integrante do XI Comitê Executivo do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), participou de uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele foi recebido pela ministra Cármen Lúcia, que reafirmou o seu compromisso de apoiar o trabalho desenvolvido pelo Fonavid e pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Acompanhamento

A ministra Cármen Lúcia anunciou que fará uma reunião com as coordenadorias que atuam no combate à violência contra a mulher para discutir projetos relacionados ao acompanhamento que deve ser dado, numa fase posterior, aos envolvidos e aos afetados pelos casos de violência. Segundo o juiz Marcelo Gonçalves de Paula, sobretudo crianças e adolescentes devem receber esse acompanhamento posterior.

Em seguida, o juiz Marcelo Gonçalves de Paula, que é também integrante da Comsiv do TJMG, esteve na Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), onde se reuniu com juízes que integram o Fonavid.

“O fórum será realizado em novembro, em data ainda a ser marcada. Durante a reunião, definimos o foco que será abordado este ano. O Fonavid terá como tema a educação nas instituições para a igualdade de gênero”, explica o magistrado.

noticia3-reuniao-CNJ-violencia-contra-mulher.jpg
A ministra Cármen Lúcia recebeu os magistrados para conversar sobre projetos voltados para vítimas, agressores e demais envolvidos nos casos de violência doméstica

Ainda em Brasília, o juiz Marcelo Gonçalves de Paula esteve com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que também firmou o compromisso de apoiar as ações do Fonavid e das coordenadorias que atuam no combate à violência contra a mulher.

Outro ponto tratado com o ministro foi a elaboração do Frida, formulário que vai padronizar o atendimento às mulheres que sofreram agressões. “Ainda na delegacia, as vítimas vão responder a algumas perguntas que estarão nesse formulário. O material será encaminhado ao juiz e dará mais subsídios para a concessão das medidas protetivas solicitadas”, detalha o juiz.

Além de auxiliar nas decisões, os dados registrados nos formulários poderão nortear políticas públicas.

Parceria

No dia 14, o magistrado de Minas Gerais se reuniu com a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Tia Eron.

Durante a reunião, a secretária, cuja pasta está ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também se comprometeu a ser uma parceira das ações que estão sendo desenvolvidas nos tribunais em relação às mulheres vítimas de violência e aos agressores.

Para o juiz Marcelo Gonçalves de Paula, as reuniões em Brasília foram importantes e vão aprofundar o apoio do STF, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres às ações realizadas pela Comsiv e pelo Fonavid.

noticia1-visita-da-comitiva-de-itacarambi.jpg
Em BH, a desembargadora Alice Birchal, superintendente da Comsiv, se reuniu com juízes, servidores e representantes do Município de Itacarambi

No dia 15, uma reunião sobre o tema foi realizada no TJMG. Na pauta, estavam ações a serem desenvolvidas pela Comsiv em 2019, em especial aquelas a serem implementadas durante as três edições do programa Justiça Pela Paz em Casa.

Também foi discutido o cumprimento da meta 8 do CNJ, que trata do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica.

Presenças

Participaram da reunião em Belo Horizonte a superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal, e os juízes Daniela da Cunha (Comarca de Ibirité), Bárbara Lívio (Comarca de Januária), Aline Damasceno (Comarca de Guanhães), Lívia Borba (Corregedoria-Geral de Justiça), Roberta Soares (4º Juizado de Violência Doméstica), Leonardo Moreira (Comarca de Campo Belo), Marcelo Gonçalves de Paula (2º Juizado de Violência Doméstica), Beatriz Machado (Comarca de Timóteo) e Richard Fernando da Silva (3º Juizado de Violência Doméstica).

noticia reuniao CNJ violencia contra mulher.jpg
O juiz Marcelo Gonçalves de Paula (à direita), que integra a Comsiv e o Fonavid, representou o Judiciário mineiro na reunião com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli

Também participaram da reunião as servidoras da Comsiv Sandra Nunes e Bianca Pontes, bem como representantes de Itacarambi, município no qual, por iniciativa da juíza Bárbara Lívio, são desenvolvidos projetos visando ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Conheça

A Comsiv foi criada em setembro de 2011 e assessora o Judiciário mineiro nos temas que envolvem a mulher em situação de violência doméstica e familiar, propondo políticas, treinamentos e ações de combate e de prevenção a esse tipo de violência.

Também é objetivo da Comsiv facilitar a interlocução do Tribunal com a imprensa e a sociedade e promover a interação dos juízes que atuam nos casos relacionados à Lei Maria da Penha.

É atribuição da Comsiv promover ainda a articulação de diversas instituições que lidam com a orientação, o encaminhamento, a prevenção e a adoção de medidas voltadas para a ofendida, o agressor e os familiares.

O Fonavid tem por objetivo compartilhar experiências e uniformizar procedimentos afetos à Lei Maria da Penha, sob o prisma da efetividade jurídica. O fórum também atua para articular a rede de proteção e combate à violência contra a mulher.

Já o programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os tribunais de justiça estaduais. Seu objetivo também é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O programa promove ainda ações interdisciplinares que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para o tema.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial