Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juízas e juízes debatem formas de combate à violência contra a mulher no Fonavid

Bárbara Lívio, presidente do Fórum, diz que debates promovem melhor prestação jurisdicional


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-2--Barbara-Livio.jpg
Juíza Bárbara Lívio presidiu os quatro dias de trabalho do Fonavid, sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (Crédito: Divulgação/TJPI )

O XIII Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid), realizado no Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina, encerrou-se nesta quinta-feira (2/12), depois de quatro dias de debates sobre a melhor forma de combate ao problema.

A presidente do Fonavid, juíza Bárbara Lívio, titular da 2ª Vara Cível de Teófilo Otoni, afirmou, durante o encerramento, que o evento a deixou com um sentimento de profunda gratidão e esperança, em razão dos debates tão importantes para a magistratura e para o Judiciário nacional.

“Foram muito importantes para nós estes momentos, que vão refletir na vida de todas as magistradas, de todos os magistrados e em todos os processos em que eles atuarem. É um efeito multiplicador essa atuação com perspectiva de gênero”, comemorou a magistrada.

Para a juíza Bárbara Lívio, o acesso à Justiça não é apenas uma denúncia. “Acesso à Justiça é como nós atendemos, como tratamos essa mulher que chega nos pedindo socorro. O pedido dela é: 'Por favor, me ajuda a viver sem violência'”, disse.

“Esses quatro dias de evento marcam a política judiciária nacional e também a qualidade do nosso trabalho, da nossa prestação jurisdicional. Saio cheia de esperança numa magistratura mais contextualizada em seu espaço e em seu tempo”, acrescentou a magistrada, que aproveitou também para agradecer ao Tribunal de Justiça do Piauí pelo acolhimento, pela sensibilidade e pela excelente organização.

Ao final dos trabalhos, além da definição dos enunciados com os temas mais importantes sobre o combate à violência contra a mulher, ficou definido que o Tribunal de Justiça do Pará vai sediar o XIV Fonavid, em 2022. Além disso, a juíza Ana Mota, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi eleita a próxima presidente do fórum.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial