Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

O Estado e a família na formação dos jovens

Guaxupé debate tema entre profissionais que cuidam da infância e juventude


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Direitos e Deveres do Estado e da Família” foi o tema debatido na 9ª Conferência dos Comissários da Infância e Juventude, Conselheiros Tutelares e Assistência Social, em Guaxupé, no último dia 14 de agosto, no Fórum Doutor Arthur Fernandes Leão. A conferência foi idealizada pelo coordenador da equipe de comissários da infância e juventude, Luiz Antônio Ferreira.

noticia--9_-Confer_ncia-da-inf_ncia-e-juventude-e-Guaxup_.jpg
A "terceirização" da educação dos filhos foi uma das questões debatidas na conferência em Guaxupé

O evento reuniu magistrados, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Tutelar, assistentes sociais, servidores, prefeitos, autoridades e membros da comunidade. Foram oferecidas palestras, debates, reflexões e sorteio de brindes.

“A conferência é bastante importante para discutir políticas públicas voltadas para o bem-estar das crianças e dos adolescentes”, salienta o prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho. “Sempre buscamos unir forças para solucionar as questões que envolvem os jovens que têm seus direitos violados”, acrescentou.

Para o juiz da 1ª Vara Cível e da Infância e da Juventude de Guaxupé, Milton Biagioni Furquim, o amplo debate e reflexão sobre o tema é fundamental, pois “há uma inversão de valores por parte das famílias, que estão terceirizando a educação dos filhos”.

A terceirização ocorre na escola, na igreja, no Poder Judiciário, entre outros, acrescenta. “O principal papel do Estado é zelar para que os direitos das crianças e adolescentes sejam preservados.”

“Essa iniciativa faz parte de uma série de ações que a comarca desenvolve ao longo do ano”, explica o comissário Luiz Ferreira. Ele já adianta que a próxima ação será arrecadar doações de doces e balas para serem distribuídos no Dia das Crianças.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial