Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

GMF visita Ceresp da Gameleira

Cinco novas salas de audiência virtual serão construídas na unidade prisional


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

Not-visitaCeresp.jpg
GMF foi recebido pelo diretor do Ceresp, Antônio de Pádua Dutra Júnior, e por funcionários da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Júlio Cezar Guttierrez, visitou na manhã desta quarta-feira (27/1) o Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) da Gameleira. O objetivo da visita foi identificar espaços para a construção de mais cinco salas para realização de audiências de custódia por videoconferência, seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A única sala existente no Ceresp da Gameleira é insuficiente para as audiências remotas. Com a pandemia da Covid-19, o transporte de presos até os fóruns da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi restrito ou proibido em muitos casos, de acordo com a classificação de risco.

Acompanhado do coordenador do GMF, juiz Evaldo Gavazza, o desembargador Júlio Guttierrez foi recebido pelo diretor do Ceresp Gameleira, Antônio de Pádua Dutra Júnior, e por funcionários dos Departamentos de Informática e Engenharia da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. "Identificamos os espaços disponíveis e agora a equipe técnica do Governo do Estado fará os projetos para nossa avaliação. A construção das novas salas vai trazer maior celeridade e acabará com os atuais problemas para a realização das audiências virtuais", comentou o desembargador Júlio Guttierrez. 

O juiz Evaldo Gavazza disse que, após o início da pandemia, várias medidas paliativas foram tomadas nas unidades prisionais. Por causa do alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, salas foram construídas ou adaptadas para a realização de audiências de custódia e também para que os presos pudessem receber visitas virtuais. “Com o passar do tempo, nós do GMF constatamos que as salas eram insuficientes para as audiências e para as visitas, além de identificarmos outros problemas como um sistema de internet muito lento”, esclareceu o magistrado. 

Durante a pandemia, o Conselho Nacional de Justiça editou ato normativo que autoriza as audiências de custódia por videoconferência, mas com várias exigências de ordem técnica, como: tamanho da sala, privacidade durante o depoimento, em especial nas audiências de custódia, e utilização de câmeras que assegurem perfeita visão do ambiente.

Segundo o juiz Evaldo Gavazza, a situação do Ceresp Gameleira é uma das mais críticas, com quase mil detentos e com uma grande demanda de audiências virtuais para serem realizadas em apenas uma sala. “Impossível atender os juízes criminais de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana”, disse o magistrado.

Not-visitaCeresp2.jpg
Os espaços foram definidos e, agora, a equipe técnica do Governo do Estado fará os projetos para avaliação do TJMG

 

Betim e Neves

Com a visita, o GMF pôde conhecer os espaços físicos disponíveis para a ampliação. “O desembargador Júlio Guttierrez já solicitou os projetos de ampliação e levantamentos de custos para que o problema seja resolvido em definitivo. Com a construção das novas salas, qualquer magistrado mineiro, mediante agendamento prévio, poderá utilizar as salas de videoconferência com todos os requisitos exigidos pelo CNJ”, afirmou o coordenador do GMF.

A próxima visita do Grupo de Monitoramento e Fiscalização será na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, no mês de fevereiro, com data ainda não definida. O GMF, de acordo com o juiz Evaldo Gavazza, já destinou verbas para a construção de novas salas nos Centros de Remanejamento Provisório de Betim e Ribeirão das Neves.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial