Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Galeria de arte do Fórum Lafayette recebe a exposição "Olhares"

Obras de Flaviano de Souza destacam imagens sacras e de artistas famosos


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-1--exposi_ao-forum.jpg
"Nossa Senhora e o Menino" e "Francisco" são algumas das pinturas expostas na Galeria de Arte

Em sua exposição de estreia, o artista plástico Flaviano de Souza apresenta pinturas acrílicas e digitais que abusam de cores marcantes e técnicas inovadoras para descrever um universo de imagens sacras e de artistas famosos, além de valerem-se de recursos para expressar dramas humanos e a cultura popular brasileira. A abertura da exposição “Olhares” será nesta terça-feira, 13 de agosto, às 19h, na Galeria de Arte do Fórum Lafayette, na capital. As telas vão compor o espaço cultural até 11 de setembro.

O artista define “Olhares” como a maneira particular e única de cada pessoa para enxergar e retratar os fatos. “Bilhões de mundos e suas possibilidades, que dependem de cada ser humano e da sua vontade”, explica. E é com esse olhar singular e com muito zelo que o artista retrata figuras como São Francisco de Assis e Maria de Nazaré, chamada pelos católicos de Virgem Maria e de Nossa Senhora, como descreve nas telas. 

É possível constatar pinturas realistas, com precisão no rosto e no olhar de cada personagem, além de cores marcantes, revoadas de pássaros, pombos ou borboletas e algum traço barroco. Essas expressões ganham destaque nas obras em que o artista retrata Frida Kahlo, Carmem Miranda e Nina Simone. Ele também revela uma série de retratos digitais inspirados na música “Coração de Estudante”, do cantor Milton Nascimento, com foco na “juventude e fé”. 

noticia-exposi_ao-forum.jpg
"Frida" é uma das artistas famosas retratadas por Flaviano de Souza

“Pintei animais, o que me encantava aos 5 anos, retratos e, agora mais recentemente, procuro dirigir o meu olhar para os assuntos contemporâneos. Uma tentativa sincera de contribuir para o despertar de consciências, inclusive a minha”, disse. Prova disso é a peça acrílica sobre tela denominada “Redenção”, que faz uma referência à tragédia do rompimento de barragens na cidade mineira de Brumadinho. 

O artista é graduado em design gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e realiza trabalhos em agências de publicidade na capital desde 2001. Sua afinidade com as artes aconteceu cedo, a princípio por meio do desenho, sua atividade favorita desde os 5 anos de idade. Mais tarde, dos 11 aos 15 anos, produziu algumas telas a óleo. Só a partir de 2014 é que Flaviano de Souza idealizou, de forma ininterrupta, suas pinturas. Atualmente, ele tenta conciliar sua produção artística com a atuação como designer

A visitação à exposição é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A galeria está localizada na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial