Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fotos e textos de presos viram exposição no Fórum Lafayette

Mostra fica em exibição até 14/09, de 8h a 18h


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-exposi_ao-a-estrela.jpg
O fotógrafo Leo Drumond e a jornalista Natália Martino deram oficinas de fotografia e texto em Apacs e penitenciárias

 

Usuários dos serviços da Justiça, estudantes, magistrados, servidores, profissionais dos setores prisionais, amigos, familiares – por curiosidade ou por apoio à causa, um grupo diverso de pessoas esteve presente na abertura da exposição A Estrela, na Galeria de Arte do Fórum de Belo Horizonte, na última terça (14). A mostra reúne fotos e textos de pessoas privadas de liberdade, fruto de oficinas realizadas em cinco unidades prisionais de Minas Gerais, entre 2014 e 2017.

Para o diretor do foro da capital, Christyano Lucas Generoso, que fazia parte desse público, as exposições da Galeria de Arte do Fórum têm a vantagem de tirar as pessoas da correria e da rotina de processos, audiências e protocolos, mesmo que brevemente. Mas as 50 fotos dessa exposição não trazem só o elemento surpresa e um momento cultural, mas consciência e informação de que projetos como esse potencializam a ressocialização dos detentos. “A exposição enriquece o olhar de quem passa e o ambiente jurídico”, completa.

O fotógrafo Leo Drumond e a jornalista Natália Martino são os regentes dessa iniciativa. Eles deram aulas de fotografia, vídeo e narrativa textual aos detentos, e, do material produzido de cada instituição prisional, foi editada uma revista. As imagens foram feitas nas Associações de Assistência aos Condenados (Apacs) de São João del-Rei, Rio Piracicaba e Itaúna, na ala LGBT do presídio de Vespasiano e no Complexo Penitenciário Estevão Pinto.

Segundo o fotógrafo, o ato de trazer essa exposição, que discute o que é justiça e a possibilidade de ressocialização de quem sai do sistema prisional através da arte e da comunicação, não poderia ser mais representativo. “Estamos num local extremamente movimentado, com pessoas que buscam por justiça ou que trabalham com esse assunto em seu dia a dia. O fato de os presos estarem aqui, não para audiências, julgamentos ou para recorrer de suas sentenças, e sim com suas obras de arte, representa um marco para o projeto. Para a gente é um momento de muita satisfação”, afirma.

Enquanto olha a foto de uma presidiária chorando ao telefone, Natália enfatiza que o ser humano é muito mais complexo do que um crime, do que um único episódio na vida dele. “Estamos trazendo esse diálogo aqui para dentro do Tribunal de Justiça, para servidores, magistrados, advogados e quem mais passa por aqui, para que eles vejam um pouco das angústias, dos sonhos, dores e alegrias de quem está no cárcere”, conclui.

Veja as fotos aqui.

 

Serviço

Local: Galeria de arte do Fórum Lafayette (Av. Augusto de Lima, 1549, Barro Preto, Belo Horizonte)

Abertura: dia 14 de agosto, de 19h às 21h

Período da exposição: 15 de agosto a 14 de setembro

Horário de visitação: Dias úteis, entre 8h e 18h

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial