Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Feira Cidadania Solidária no TJMG vende produtos para o Natal

Expositores são pessoas atendidas por programas sociais da PBH


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-feira-solidaria-09.12.19.jpg
Delícias artesanais podem ser degustadas na feira

Cerca de 40 expositores ocuparam o mezanino do Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta segunda-feira (9/12), oferecendo produtos os mais variados a magistrados, servidores e demais colaboradores do Tribunal mineiro. Havia adornos de Natal, desenhos, roupas, bijuterias, conservas, compotas de doce, cadernos e agendas, entre outros.

Uma produção diversa é a marca da Feira Cidadania Solidária do TJMG, que acontece na segunda semana de cada mês, em espaços do Judiciário mineiro, na capital. A feira é uma parceria entre o Tribunal e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Lourdes Rivera, peruana que mora no Brasil há mais de 15 anos, vende cadernos, agendas, ímãs e marcadores de livros. Ela disse que foi a primeira vez que expôs na feira e gostou muito do público e das vendas. “Vendi muitas agendas porque é o que as pessoas estão procurando nesta época do ano”, disse.

Lindos colares e pulseiras em crochê e miçangas são o trabalho do Ateliê Kokoá, criado e desenvolvido por Cláudia Lúcia. “Meu apelido é Cacau, e kokoá é "cacau" em japonês, por isso o nome que marca o meu artesanato, que tem um público cativo aqui no Tribunal”, explica.

Simone Zanol trabalha com bijuterias de miçangas há mais de uma década e tem uma outra paixão: cachorros. Parte da renda que ganha com o artesanato é revertida para um abrigo de cães que ela mantém para os bichos abandonados, recolhidos nas ruas. “As vendas são boas aqui na feira e a receptividade do público é excelente. Meu trabalho é bastante elogiado”, afirmou.

not3-feira-solidaria-09.12.19.jpg
Bijuterias e outros atrativos foram vendidos no mês do Natal

Expositores

Os expositores são pessoas atendidas por programas sociais da PBH, por vivenciarem situações de risco ou violência e com dificuldade de se inserir no mercado formal de trabalho.

Uma parte deles integra o Programa Espaço da Cidadania (PEC), que tem como foco a formação, a promoção e a socialização de segmentos da sociedade civil atendidos pela Subsecretaria de Direito e Cidadania: população idosa, pessoas com deficiência, mulheres, grupos étnico-raciais, jovens e LGBTs.

O PEC é desenvolvido pela Subsecretaria de Direito e Cidadania, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

A feira também conta com expositores integrantes do Centro Público de Economia Solidária (Cepes), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego.

Onde acontece a feira nesta semana

Amanhã, terça-feira (10/12), a feira será na Unidade Raja (Avenida Raja Gabaglia, 1.753). Na quarta-feira (11/12), no Juizado Especial Francisco Sales (Avenida Francisco Sales, 1.446) e no Anexo 1 (Rua Goiás, 229). Na quinta-feira (12/12), será a vez do Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549). 

O funcionamento é das 9h às 16h. A feira é aberta também ao público externo do TJMG.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial