Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Feira Cidadania Solidária movimenta unidades da Justiça

Evento reúne comerciantes atendidos em programas sociais da Prefeitura de Belo Horizonte


- Atualizado em Número de Visualizações:
Barracas com artesanato de panos bem coloridos
 

Magistrados, advogados e servidores que trabalham nas unidades do Tribunal de Justiça de Minas, em Belo Horizonte, poderão conhecer e comprar, a partir desta terça-feira, 11, até o dia 13 de junho, os produtos artesanais que serão expostos na Feira Cidadania Solidária.

Na terça-feira, o evento acontece no Espaço de Convivência do edifício sede; nesta quarta-feira, 12 de junho, no Pátio do Fórum Lafayette; e em 13 de junho, no saguão do auditório da unidade Raja Gabaglia do TJMG.

Serão 40 barracas vendendo produtos artesanais como bijuterias, peças bordadas à mão, roupas, móveis, queijos, doces, geleias, biscoitos e pães. Os expositores são pessoas atendidas por programas sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

A inauguração da feira, este ano, aconteceu no mês de maio e contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Na oportunidade, o desembargador Nelson Missias de Morais salientou que “a iniciativa é uma demonstração de que o Poder Judiciário se preocupa com o social, com a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, tanto da área do artesanato como da culinária”.

A feira é uma parceria do TJMG com a Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva na cidade.

Expositores

O grupo é formado por artesãos e empreendedores da alimentação e confecção do Programa Espaço da Cidadania (PEC), da Subsecretaria de Direito e Cidadania, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Participam também pessoas atendidas pelo Centro Público de Economia Solidária (Cepes), da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O evento reúne 20 representantes do Espaço da Cidadania e 20 do Centro Público de Economia Solidária.

O Programa Espaço da Cidadania tem como foco principal a formação, promoção e socialização de segmentos da sociedade civil atendidos pela Subsecretaria de Direito e Cidadania: população idosa, pessoas com deficiência, mulheres, grupos étnico-raciais, jovens e LGBT.

Já o Centro Público de Economia Solidária visa promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas, visando a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário. Baseados nos princípios de autogestão, cooperação e solidariedade, os grupos estimulam a formação de redes de relações sociais que reduzam a dependência do mercado. 

A parceria firmada entre o TJMG e a PBH prevê o funcionamento mensal da feira nas três unidades da Justiça mineira em Belo Horizonte, sempre das 9h às 16h.

Serviço

Feira Cidadania Solidária

Dia 11 de junho: Edifício Sede (Avenida Afonso Pena, 4.001)

Dia 12 de junho: Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549)

Dia 13 de junho: Unidade Raja (Avenida Raja Gabaglia, 1.753)

Horário: das 9h às 16h

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial