Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Exposição conta história da II Guerra e homenageia pracinhas

Saguão do Fórum Cível e Fazendário recebe mostra até 28 de fevereiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

noticia-exposicao-2-guerra-14.02.20.jpg
Uniformes, capacetes, coldres, revistas americanas estão no acervo reunido pelo colecionador Arthur Brum dos Reis

 

Um acervo de itens militares, com ênfase na Segunda Guerra Mundial e na participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), será exposto a partir da próxima segunda-feira (17/2) no saguão do Fórum Cível e Fazendário, em Belo Horizonte.

O curador é o colecionador Arthur Brum dos Reis, que selecionou 200 itens para a exposição, entre eles uniformes, capacetes, medalhas, além de documentos e publicações da época. As peças estarão organizadas de forma a mostrar a cronologia da participação da FEB na guerra.

Na abertura, o colecionador vai compartilhar com os presentes mais informações sobre o acervo, curiosidades específicas sobre algumas das peças e os heróis que as usaram, além de detalhes pouco mencionados daquela época e das batalhas.

Arthur conta que sempre gostou de história e que o interesse em colecionar militaria – itens militares em geral e antigos – começou por volta de 2015, quando, em uma visita à casa de seus avós, descobriu fardas do pai, que serviu ao Exército em 1984.

O interesse e as buscas sobre o assunto aumentaram ainda mais quando ele mesmo prestou o serviço militar em 2017. Arthur se deparou com a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o que o cativou muito, sobretudo no que se refere à FEB.

 

noticia2-exposicao-2-guerra-14.02.20.jpg
Caderneta de anotações com símbolo das Forças Expedicionárias Brasileiras

 

Atualmente, o colecionador estuda História na PUC e vem se dedicando a pesquisas sobre a Segunda Guerra e a participação do Brasil no conflito.

Arthur passou a colecionar especialmente itens ligados à FEB e também ao Exército americano, ao qual a FEB se aliou para o combate naquela guerra.

Em 2018 Arthur organizou a primeira exposição de seu acervo, no clube de tiro do qual participava. Depois, expôs alguns itens em diversas instituições, como Amagis e Isabela Hendrix. Essa será a quarta mostra, com um número maior de itens, organizada por ele.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

O colecionador destaca que o Brasil declarou guerra à Alemanha em agosto de 1942, após uma série de ataques a navios brasileiros, que causaram a morte de muitos militares nas costas do País. O Brasil já havia cortado relações com a Alemanha em reação ao ataque a Pearl Harbor, ocorrido em 1941.

Hitler determinou que os submarinos que navegavam próximo à costa brasileira afundassem os navios brasileiros, porque poderiam transportar insumos utilizados na produção de equipamentos. A partir de então, a defesa da costa e a retaliação à atitude hostil da Alemanha motivaram a participação das forças militares nacionais na grande guerra.

Serviço

Exposição de itens militares da Segunda Guerra Mundial
Abertura: 17 de fevereiro, às 19h
Local: Saguão do Fórum Cível e Fazendário
Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 1.753, Luxemburgo – BH/MG
Período de exposição: 17 a 28 de fevereiro
 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial