Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Espaço Lapidar concentra informações para gestão estratégica

Inaugurado na atual administração, setor auxilia tomada de decisões


- Atualizado em Número de Visualizações:
Diamantes sobre superfície preta
O Lapidar toma seu nome da técnica usada para aperfeiçoar diamantes, que agrega valor ao produto (Foto ilustrativa/Pixabay)

A Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, inaugurada em junho deste ano, é um espaço de coleta e tratamento de dados e informações de maneira estratégica, permitindo o diagnóstico preciso e a tomada ágil e eficiente de decisões.

Localizado no 12º andar do Edifício Sede, na capital, o setor de inteligência tem como finalidade traduzir, com a ajuda de tecnologia de ponta e equipes especializadas, o enorme conteúdo bruto estatístico do TJMG, utilizando gráficos, indicadores, tabelas, relatórios, índices e painéis que sejam claros e compreensíveis para os gestores.

Entre os aspectos monitorados estão: o consumo de bens e serviços; gastos com obras; o progresso do projeto de virtualização de processos no Estado; o funcionamento dos fóruns durante a pandemia; acompanhamento da produtividade de magistrados e servidores; e o percentual de cumprimento de metas, entre outros.

A visibilidade panorâmica, oferecida pelo gerenciamento concentrado desse material, poderá dar a conhecer eventuais gargalos, deficiências e pontos de ajustes, bem como identificar boas práticas e perfis de liderança na Casa a partir dos resultados obtidos, analisados individualmente.

Espaço de trabalho equipado com computadores
Espaço Lapidar centraliza recebimento e tratamento de dados no TJMG (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

Segundo o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, o Lapidar é um instrumento de governança do Poder Judiciário, e sua criação em Minas Gerais é mais uma iniciativa original de longo alcance, que examina o desempenho de perto e confere rigor, eficiência e rapidez à administração pública.

“Com esse espaço será possível concentrar informações relativas a comarcas, magistrados, servidores, áreas e setores, fornecendo e evidenciando posições estratégicas. Todo esse conjunto virá para o Lapidar para ser burilado, de modo a nos municiar com bases robustas de tomada de decisão”, afirma.

De acordo com o presidente Gilson Lemes, as dimensões do estado e a diversidade das regiões exigem um olhar refinado e criterioso. “Nossa governança tem que partir de três linhas de atuação: delegar, monitorar e depois cobrar. E, para isso, é essencial estar bem informado, não apenas quantitativa, mas qualitativamente: os dados precisam ser lapidados.”

Autoridades diante de entrada do espaço Lapidar
O presidente Gilson Lemes recebeu o ministro Augusto Nardes, do TCU, na inauguração do Lapidar (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, afirma que o conhecimento aprofundado da realidade é fundamental para evitar desperdícios e dar efetividade às políticas adotadas.

“Quanto maior a disponibilidade de dados e informações, melhor a aplicação de recursos, a eficiência, o dinamismo nas resoluções e, por consequência, a nossa performance. Isso é o que a sociedade deseja”, enfatiza.

Para o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que estava presente ao evento de lançamento do Lapidar, a proposta é inovadora e tem o potencial de se tornar um modelo para os tribunais de contas, as cortes de justiça brasileiras e o poder público em geral.

O Lapidar retira seu nome do processo ao qual se submete a pedra preciosa bruta, das quais uma das mais conhecidas é o diamante, para aprimorar sua aparência e valor. É uma operação de seleção, desbaste e polimento, que resulta em um produto de maior transparência e qualidade.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial