Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Espaço Cultural do Fórum Lafayette completa 15 anos

Mais de 20 mil pessoas já visitaram o local, que abrigou 160 eventos e exposições de arte


- Atualizado em Número de Visualizações:
mosaico_15anos_esp_cult_Raul c_pia.jpg
Durante seus 15 anos de existência, o espaço realizou atividades de arte, música, cinema, dança e teatro

A Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, apresenta a partir de segunda-feira, 10 de junho, parte do seu acervo artístico para comemorar os 15 anos do espaço cultural criado especialmente para humanizar o ambiente forense. Na exposição, estarão à mostra pinturas, desenhos, xilogravura, colagens, fotografia e esculturas de 35 artistas que já expuseram no local. A mostra comemorativa pode ser visitada até 31 de julho, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Av. Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

Durante seus anos de existência, o espaço, que integra a galeria, realizou 160 eventos, atingindo um público estimado de 20 mil pessoas com atividades de artes visuais, música, cinema, dança e teatro. Já participaram dos eventos músicos de renome, como Vander Lee, Flávio Venturini e Paulinho Pedra Azul. Nomes famosos das artes visuais também participaram do espaço, como Carlos Wolney, Sara Ávila, Leandro Gabriel, Sérgio Vaz, Abílio Abdo, Glória Lamounier e Fernando Fiúza.

vander_lee_1000px.jpg
O saudoso cantor mineiro Vander Lee se apresentou no Espaço Cultural do Fórum Lafayette em maio de 2008

Várias exposições e shows bateram recorde de público, com mostras de artistas internacionais e nacionais, especialmente mineiros. Em 2015, uma exposição com nove réplicas das obras do escultor francês Auguste Rodin foi exposta no fórum por mais de dois meses. As esculturas feitas em bronze são autenticadas pelo Museu do Louvre, de Paris.

Periodicamente, as exposições recebem visitas especiais de deficientes visuais, que são acompanhados por monitores e podem tocar as obras que não correm risco de danificação.

sara Avila_1000px_02.jpg
Obras da artista Sara Ávila, que faleceu em 2013, inauguraram a Galeria de Arte do Fórum Lafayette

A Semana de Poesia, atualmente na 12ª edição, integra também as atividades do espaço cultural e já expôs e publicou em livro obras de servidores e de magistrados de comarcas da capital e do interior do estado. Outros servidores, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça também já comandaram atividades do espaço cultural com shows, lançamentos de livros e exposições.

O projeto do Espaço Cultural foi aprovado pela Direção do Foro da capital, tendo à frente, à época, o hoje desembargador do TJMG Wanderley Salgado de Paiva. A proposta teve continuidade na gestão do juiz diretor e, atualmente, desembargador aposentado José Antônio Braga, sendo inaugurada em 2004 na gestão do juiz diretor e, atualmente, desembargador André Leite Praça. A implantação foi possível também graças ao saudoso presidente do TJ Corrêa de Marins e dos atuais desembargadores aposentados Isalino Lisbôa e Roney Oliveira, que foram corregedores-gerais.

O Espaço Cultural Fórum Lafayette, segundo o juiz diretor do foro, Christyano Lucas Generoso, promove a melhoria da qualidade de vida dos magistrados e servidores, incentiva o melhor desempenho no trabalho e possibilita a humanização do ambiente, além de oferecer conhecimento, cultura, lazer e propiciar atividades que ajudam a combater e prevenir o estresse. Para o magistrado, o espaço cultural valoriza os ambientes do fórum e também promove a aproximação e a integração da sociedade com o Judiciário.

Desde a inauguração, o Espaço Cultural Fórum Lafayette é coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional, com o apoio da Direção do Foro da capital. As atividades obedecem às diretrizes, regras e filosofia de atuação contidas na Portaria Conjunta 57/2004 e nos regulamentos específicos.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial