Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dia Nacional dos Surdos é lembrado no TJMG

Coordenadora usa máscara especial para permitir leitura labial


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-Fernanda Moreira com equipe da Feneis da raja Gabaglia.jpg
A coordenadora da Feneis, Fernanda Moreira, com a máscara especial, e os colaboradores da Feneis do TJMG

Além das ações promovidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) para a campanha Setembro Azul, voltadas para a conscientização sobre a acessibilidade de pessoas surdas, a coordenadora e intérprete da Feneis, Fernanda Moreira, decidiu incrementar a comunicação com a equipe de 26 trabalhadores surdos que prestam serviço no prédio da unidade Raja Gabaglia, do Fórum Cível e Fazendário de Belo Horizonte.

Fernanda explica que, com a pandemia de covid-19 e a necessidade de utilizar máscaras, os surdos, que dependem da comunicação orofacial entre si e com os servidores dos setores onde estão lotados, passaram a ter dificuldade em compreender e serem compreendidos pelos colegas.

O problema foi contornado com a aquisição de uma máscara especial. A peça cumpre a função de bloquear possíveis partículas virais, mas tem um visor transparente que mantém a visibilidade da boca, permitindo a leitura labial e a percepção de parte das expressões faciais.

Outras ações

Desde 2011, por meio do convênio com a Feneis, o TJMG contrata deficientes auditivos. Na Comarca de Belo Horizonte são 28 profissionais lotados no Edifício Sede e 26 na Unidade Raja Gabaglia. Outros 26 trabalham na Comarca de Uberlândia. Compõe ainda as três equipes um coordenador intérprete em cada unidade.

No mês de setembro, o TJMG promove tradicionalmente ações de inclusão. Neste sábado (26/09) é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data foi escolhida para lembrar o aniversário da primeira Escola de Surdos do Brasil, criada em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.

A Feneis é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que defende políticas de educação, cultura, saúde e assistência social em favor da comunidade surda brasileira. Oferece, também, atividades de ação social, programas de saúde, de educação, trabalho e cultura, além de programas especiais para crianças e a terceira idade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial